Três podcasts publicados este ano pelo JPN – JornalismoPortoNet, o jornal online da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, foram distinguidos no âmbito da primeira edição dos Prémios UNICAST, uma iniciativa lançadao pelo IADE-Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia com o objetivo de “promover e premiar podcasts e outras narrativas sonoras produzidas no âmbito universitário nacional”.
O podcast “Memórias do Meu Porto”, da autoria de Lara Castro e Nádia Neto, foi o escolhido pelo júri na categoria de “Entrevista/Conversa”.
Em declarações ao JPN, a dupla vencedora lembra que “o Porto é feito de pessoas e de lugares”, tendo sido essa a premissa na origem do Memórias. “Desde o início que queríamos que fosse um podcast com espaço para o silêncio, com tempo para o som respirar e ser respirado. Numa era em que os conteúdos são tendencialmente rápidos e cheios de informação, queríamos que o Memórias fosse o espaço para respirar fundo, fechar os olhos e ser transportado para aquele lugar”, apresentam as duas recém-licenciadas em Ciências da Comunicação, reconhecendo que “só existe podcast porque houve JPN, um espaço livre e sem medos de errar”.
Pelas “Memórias do Meu Porto” já passaram nomes como o jornalista e historiador Germano Silva. Também o médico e professor universitário Manuel Sobrinho Simões foi convidado do programa.
Já no segmento de “Reportagem Jornalística”, o Prémio UNICAST 2024 foi atribuído à reportagem “Dia Europeu do 112: O Outro lado da linha”, um trabalho assinado por Jaime Silva, Leonor Couto e Maria Rego, e que reflete um dia passado no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Porto.
Nas palavras dos elementos da equipa, “obter este reconhecimento é símbolo da importância que o JPN teve e tem na nossa vida profissional, que acaba de começar, e é também um incentivo num momento de incerteza. Este foi um dos vários trabalhos que nos preparou para a chegada às grandes redações e que nos permitiu conhecer um pouco mais do nosso mundo”, referem , que no lote de agradecimentos referem também o júri por reconhecer o trabalho “e a importância do jornalismo universitário.”
Na lista de vencedores, mas na categoria “Educação/Divulgação/Consciencialização”, está também o “Grande Ecrã”, um programa dedicado ao mundo do cinema e cuja história remonta a 2006 e à já extinta JPR (JornalismoPortoRádio).
Tendo passado por vários formatos e equipas ao longo dos anos, o programa foi dinamizado, nos últimos dois anos, por João Jesus e Carolina Bastos Pereira (coordenadores), André Sanguedo, Beatriz Magalhães, Carolina Paredes, Luís Varela, Íris Silva, Ivo Maia, Maria Andrade e Maria Martins Barradas, todos eles alumni de Ciências da Comunicação.
“Confiamos sempre no nosso trabalho, mas receber este prémio valida-o de uma maneira completamente diferente. Da ideia de dar uma nova vida a um projeto que já existia, surgiu uma equipa de dez, com uma imaginação sem fronteiras nem barreiras. Todos diferentes, juntamos o nosso amor pelo cinema e criamos algo bonito: o nosso Grande Ecrã. Mas ele não é só nosso”, declara a equipa.
Os Prémios UNICAST foram entregues no passado dia 18 de outubro, no campus de Santos do IADE, em Lisboa, numa cerimónia integrada na programação do UNICAST – Festival de Áudio e Podcast, iniciativa que contou com a parceria da RFM.
Sobre o JPN
A celebrar 2o anos em 2004, o JPN – JornalismoPortoNet é um jornal online de informação geral e atualização permanente, dinamizado por atuais e antigos estudantes da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.
Do Porto para a Net, a distância encurtou-se com um projeto jornalístico e pedagógico que ainda hoje mantém intacta a sua missão: dar aos estudantes – muitos deles futuros jornalistas – um laboratório de prática profissional.
Mais informações através do telefone 226077135 e/ou dos endereços de e-mail [email protected] e [email protected].