A procura pelos cursos de engenharia em Portugal tem subido na última década, e a opção pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é uma das mais procuradas pelos engenheiros colombianos que procuram alargar horizontes na Europa.
Das 101 nacionalidades distintas de estudantes estrangeiros na FEUP, em 2023, o contingente colombiano contava com 18 estudantes, o 14.º mais numeroso, com o “top 3” a ser composto por estudantes brasileiros, moçambicanos e italianos, respetivamente. E nem mesmo a distância de 7600 km reduz a vontade dos estudantes colombianos em virem para a Faculdade de Engenharia, e o interesse tem sido crescente.
Desde o início do século, a FEUP já contou com 28 estudantes colombianos de licenciatura, mestrado ou doutoramento, e alcançou, no ano passado, o maior número de sempre, com 10 inscritos. Contando com os estudantes de mobilidade, que optam por passar um semestre ou um ano no Porto, a FEUP teve 42 estudantes colombianos desde 2006, oito deles em 2023, o que faz com que sejam 70 o número de estudantes colombianos, desde 2000, na FEUP.
Uma aposta forte na Colômbia
De modo a fortalecer a sinergia entre os dois países, a Ordem dos Engenheiros organizou a missão “Oportunidades de Engenharia Portugal — Colômbia”, que deslocou a Bogotá e Cartagena das Índias, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2024, uma comitiva com os principais intervenientes do panorama do ensino e profissionalização da engenharia portuguesa.
O Diretor da FEUP, Rui Calçada, integrou esta comitiva que tinha como objetivos a promoção da Engenharia Portuguesa e dos engenheiros portugueses no território colombiano, assim como a criação de oportunidades de captação de talento colombiano para Portugal (ao nível do ensino e ao nível da profissão).
Para Rui Calçada, a ligação entre a FEUP e a Colômbia é uma das mais significativas, e que contribui bastante para a multiculturalidade da instituição que lidera. “Há muito que Portugal identificou a Colômbia como um país muito importante na área da engenharia. Estivemos presentes nas feiras de captação de talento em Bogotá e Medellin e procuramos aumentar o filão de estudantes colombianos na FEUP, que já é um dos mais significativos, e prova disso são os 18 estudantes que tivemos na FEUP, em 2023, entre os 1753 estrangeiros que cá tivemos”, nota o diretor da FEUP.
A missão “Oportunidades de Engenharia Portugal – Colômbia” dividiu-se em duas cidades: em Bogotá, esteve presente na Conferência SCI sobre Habitação, Património e Oportunidades de Engenharia em Portugal e na Cimeira Bilateral OEP-COPNIA e Conferência sobre Infraestruturas; em Cartagena das Índias, esteve na Feira de Captação de Talento para Portugal | ACOFI, na Conferência evento ACOFI e na Cimeira Bilateral OEP-ACIEM e OEP-CPIEMPA.