A equipa de Formula Student (FS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) regressou em grande às principais competições europeias da modalidade, garantindo um lugar no pódio em todas as provas disputadas.
Após a estreia em absoluto do seu primeiro protótipo de carro elétrico de corrida em 2023, totalmente construído por estudantes, a equipa rumou à FS Switzerland, na Suíça, para apresentar o design do mais recente protótipo de Formula Student elétrico e de condução autónoma da Universidade do Porto.
Lá, com vista para os Alpes, os estudantes da FEUP venceram todas as provas a que se propuseram: “Engineering Design Event”, “Cost and Manufacturing Event” e “Business Plan Presentation”, alcançando o primeiro lugar geral da competição.
Seguiu-se a FS UK, no mítico Autódromo de Silverstone (Reino Unido), que integra o circuito internacional de Fórmula 1, onde conquistaram o segundo lugar geral da competição, o primeiro lugar na prova “Cost and Manufacturing Event” e o terceiro lugar no ”Engineering Design Event”.
“Neste novo ciclo, levámos à competição o desenho de um veículo inovador: um protótipo elétrico e com capacidades de condução autónoma, fomentando assim o nível de exigência e ambição da equipa, um projeto de elevada complexidade que funciona num balanço de Engenharias Mecânica, Eletrotécnica e de Computadores e Informática e Computação, entre outras, e uma grande componente de gestão e atividades não técnicas”, avança Miguel Damião, Team Leader da equipa.
Encerraram a temporada com chave de ouro na Formula Student de Castelo Branco, dominando todas as provas – “Engineering Design Event”, “Cost and Manufacturing Event” e “Business Plan Presentation – e alcançando o primeiro lugar geral nacional.
“Definimos objetivos ambiciosos para a equipa. Procurando acompanhar a nossa visão de nos tornarmos uma equipa de referência a nível mundial, fizemos grandes desenvolvimentos técnicos, permitindo-nos apresentar um protótipo elétrico com capacidades de condução autónoma. Os excelentes resultados atingidos validam esse grande passo que demos, mas, acima de tudo, são um testemunho da qualidade, dedicação e motivação de cada membro da nossa equipa”, conclui o estudante de Engenharia Mecânica Miguel Damião.
De regresso ao trabalho e mais motivados do que nunca, a equipa de estudantes da FEUP ruma ao próximo grande desafio: manufaturar o protótipo, testá-lo e levá-lo até à pista de competição no verão de 2025.