Nos dias 12 e 13 de outubro, a cidade de Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024, acolheu o 47.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN). Realizado desde 1977, o evento é anualmente palco de partilha de boas práticas no ensino e treino da natação e de outras atividades aquáticas.
A edição deste ano destacou a participação dos estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), que brilharam ao fazer pleno, conquistando todos os primeiros lugares nas categorias a concurso e garantindo ainda um segundo lugar: Um feito que reafirma a excelência da investigação desenvolvida por elementos da comunidade da instituição.
Victor Carrijo, doutorando em Ciências do Desporto, conquistou o primeiro lugar na categoria de «Fitness e Terapia Aquática» com um estudo inovador sobre o uso de diferentes tipos de luvas no fitness aquático e as suas respostas fisiológicas em idosos do sexo masculino.
Na mesma linha de excelência, Sílvia Pinto, estudante do Mestrado em Treino Desportivo, obteve o primeiro na categoria de «Treino Desportivo e Performance», com a monitorização biomecânica de um dueto de natação artística ao longo de um macrociclo.
Na mesma categoria, Inês Borda, da Licenciatura em Ciências do Desporto, foi distinguida com o segundo lugar, apresentando uma análise cinemática dos ciclos respiratórios e não respiratórios na técnica de mariposa a intensidade máxima.
Finalmente, na categoria «Ensino da Natação e suas Vertentes», Marta Machado, mestranda em Treino Desportivo, garantiu o primeiro lugar com um estudo que explorou a relação entre parâmetros biomecânicos e a inclinação do tronco em nadadores não experientes.
Os trabalhos apresentados tiveram supervisão dos docentes Mário Costa e Ricardo Fernandes, da FADEUP/CIFI2D, e Catarina Santos, IPC/CIFI2D, contando com colaboração de clubes, empresas e outras instituições de ensino superior.
Os três primeiros lugares alcançados nas três categorias a concurso sublinham o elevado nível da investigação realizada na FADEUP, que se afirma como um contributo fundamental para o desenvolvimento das atividades aquáticas em Portugal.