Daniela Leal, estudante do programa doutoral em Ciência Animal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, venceu o prémio de melhor comunicação oral nas XIII Jornadas/II Fórum de Alimentação Animal, organizado pelo Laboratório Colaborativo FeedInov e pela Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA).

O crescimento da população humana tem sido acompanhado por um aumento da população mundial de cães, aumentando a procura por recursos alimentares mais sustentáveis. A par do aumento do número de cães, assiste-se a uma maior humanização destes animais, procurando-se alimentos que assegurem as necessidades nutricionais, mas, também, que tenham efeitos benéficos nas saúdes animal e ambiental.

É a pensar nesses desafios que Daniela Leal está a desenvolver a sua tese de doutoramento, sob a orientação de Rita Cabrita e António Mira da Fonseca, ambos docentes do ICBAS, e Manuela Pintado, docente da Universidade Católica Portuguesa.

O trabalho enquadra-se no projeto “Bugs@Pets – Desenvolvimento de novos ingredientes de insetos para incorporação em alimentos compostos completos para petfood” (Projeto N.º POCI-01-0247-FEDER-047042, I&DT Empresas/Projetos em Copromoção, FEDER, COMPETE 2020), liderado pela empresa I.T.S. – Indústria Transformadora de Subprodutos, S.A., que desenvolve e avalia a utilização de hidrolisados de insetos na alimentação de cães.

Intitulado “Influence of dietary inclusion of black soldier fly hydrolysates on palatability, digestibility and cardiac biomarkers of adult Beagle dogs”, o estudo apresentado por Daniela Leal reúne e apresenta um conjunto de resultados referentes aos efeitos da inclusão, na dieta, de hidrolisados de mosca do soldado negro na palatabilidade, digestibilidade e função cardíaca de cães adultos, obtidos em ensaio realizado no ICBAS-UP. O trabalho demonstra o potencial destes hidrolisados e o impacto do tipo de hidrólise nos benefícios da sua utilização.

Para os investigadores envolvidos, este projeto “representa um avanço importante na identificação e valorização de recursos alimentares que contribuem para uma maior sustentabilidade do setor da alimentação de animais de companhia e promovem a saúde animal, reforçando, ainda, a ligação entre a academia e a indústria, participando na resolução dos desafios atuais do setor”.

Daniela Leal durante a apresentação do seu trabalho. (Foto: DR)

As XIII Jornadas/II Fórum de Alimentação Animal  decorreram em Santarém, nos passados dias 18 e 19 de setembro.

Com a participação de especialistas, investigadores e profissionais do setor, o evento abordou  os desafios e oportunidades na nutrição animal, promovendo a sustentabilidade, a segurança alimentar e as melhores práticas na produção pecuária. Tratou-se de uma oportunidade única para conhecer e discutir as últimas tendências e contribuições científicas que estão a moldar o futuro da alimentação animal em Portugal.