De 22 a 24 de outubro, a cidade do Porto volta a receber mais uma edição da Business & Innovation Network – BIN@PORTO, reunindo alguns dos principais intervenientes do meio académico, parques científicos e tecnológicos, incubadoras, empresas de base tecnológica, investidores e muitos outros.

A edição deste ano vai decorrer na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), e vai juntar mais de 350 delegados de vários pontos do mundo, que já acompanham as atividades do BIN há mais de 10 anos.

Grande impulsionador da rede BIN@ ao longo dos anos, o Coordenador da Unidade INOV da FEUP, Pedro Coelho, acredita que as sinergias criadas nestes três dias potenciarão uma grande partilha de conhecimentos entre as centenas de participantes: “A rede BIN@ representa o poder transformador do trabalho colaborativo intersetorial e além-fronteiras. O evento BIN@PORTO será mais uma oportunidade para partilha de conhecimento, para ideação e estabelecimento de novas parcerias num contexto de inovação aberta”.

De acordo com o mesmo responsável, esta será também “uma ocasião para conhecer e discutir abordagens inovadoras que pretendem contribuir para a mitigação dos desafios globais emergentes como as alterações climáticas, a transição energética, a gestão da água, a inteligência artificial, a cibersegurança, entre outros”.

Um programa recheado

O BIN@PORTO terá uma grande variedade de atividades, incluindo sessões abertas, action tanks (painéis dedicados a diferentes tópicos), demonstrações tecnológicas, mostra de negócios, workshops, eventos complementares, um programa social e muitas outras iniciativas.

As Open Sessions do dia 22 de outubro terão lugar no Grande Auditório da FEUP, e contam com keynotes e mesas-redondas sobre temas como alimentação, transição energética europeia barata, rápida e segura, desafios globais de saúde através da inovação aberta, o papel das startups e PME na cibersegurança, stress hídrico, resiliência dos solos e agricultura regenerativa, e alterações climáticas.

No dia 23 de outubro, também na FEUP, estão agendadas várias action tanks, debruçando sobre temas como cidades resilientes às alterações climáticas com soluções baseadas na natureza, confiança digital e cibersegurança, gestão da água, IA e aprendizagem automática, saúde digital, mobilidade verde, segurança alimentar, resiliência energética: hidrogénio verde, indústria inteligente, cuidados de saúde, captura e utilização de CO2, comunidades de energia renovável, e resistência antimicrobiana: soluções sustentáveis para uma ameaça global.

A fechar a agenda do BIN@PORTO, a 24 de outubro, as sessões na UPTEC propõe diversas atividades no campo da exibição de tecnologias e negócios, sessões de pitch, interação com investidores, reuniões bilaterais, entre outras.

A participação é gratuita, incluindo a oportunidade de visitar os stands de demonstração tecnológica/empresarial.

Sobre a rede BIN@

Fundada em 2010 por três universidades – Porto (Portugal), Sheffield (Reino Unido) e São Paulo (Brasil) -, a BIN@ é uma rede internacional de parceiros académicos e industriais empenhados em apoiar a inovação aberta e a criação de um fórum sustentável para a partilha de boas práticas e oportunidades de inovação.

A rede conta atualmente com mais de 5.000 delegados em todo o mundo e, até à data, realizou 19 eventos internacionais em Portugal, no Reino Unido, no Brasil, na Roménia, na Polónia, nos Países Baixos e na Estónia.