O livro “FEP / Viana de Lima”, da autoria de João Carmo Simões e editado por Daniela Sá, acaba de ser distinguido com o prestigiado DAM Architectural Book Award 2024, atribuído pelo Deutsche Architekturmuseum (DAM) e pela Feira do Livro de Frankfurt. A obra agora premiada explora de forma detalhada o edifício principal da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), projetado pelo arquiteto Alfredo Viana de Lima.
Para além de ser um tributo à obra arquitetónica de Viana de Lima, o livro agora premiado oferece um olhar sensível e meticuloso sobre um edifício que tem influenciado gerações de arquitetos portugueses. O júri do Prémio DAM destacou o design, o conceito e a inovação da obra, considerando ainda a sua intemporalidade e a qualidade material.
Publicado pela editora Monade, e já disponível nas livrarias, “FEP / Viana de Lima” constitui, assim, uma oportunidade única de mergulhar na história de um dos edifícios mais significativos da arquitetura moderna portuguesa, cujas qualidades formais e estéticas continuam a impressionar. Concluído na década de 1960, o edifício principal da FEP está classificado como monumento de interesse público.
João Carmo Simões, autor do ensaio fotográfico que estrutura o livro, é um arquiteto reconhecido no panorama nacional e internacional. Já foi premiado com o Prémio Secil Nacional Universidades em 2010 e, mais recentemente, foi nomeado para o Prémio EUmies 2024, reforçando a sua relevância na arquitetura contemporânea.
A cerimónia de entrega do DAM Architectural Book Award 2024 teve lugar no dia 16 de outubro, no DAM Ostend, em Frankfurt, e contou com a presença da Ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues.
Sobre a Monade
A Monade é uma editora internacional de arquitetura e arte fundada pelos arquitetos Daniela Sá e João Carmo Simões. A editora tem vindo a publicar obras de Prémios Pritzker como Álvaro Siza, Paulo Mendes da Rocha ou Oscar Niemeyer, mas também obras menos conhecidas como esta.
Em 2019, a editora já tinha recebido uma nomeação para a shortlist do mesmo prémio com o livro “CIVITAS / São Paulo”, também com autoria de João Carmo Simões e edição de Daniela Sá.