A Corium Biotech, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de garantir um novo investimento no valor de 500 mil euros para revolucionar a indústria da moda de luxo. A ronda de investimento pré-seed é liderada pela Biotope by VIB e Portugal Ventures.

Este investimento vai permitir à Corium Biotech continuar o seu trabalho inovador no domínio da agricultura celular, como o desenvolvimento de peles exóticas cultivadas em laboratório. Com a sustentabilidade no seu cerne, a Corium Biotech tem como objetivo oferecer um novo material ético, amigo do ambiente e socialmente responsável, sem comprometer a qualidade, a durabilidade, o apelo estético e a singularidade.

“Estamos entusiasmados por ter o apoio de investidores tão importantes para darmos o próximo grande passo no avanço da nossa tecnologia”, afirma Maria João Maia, CEO e cofundadora da Corium Biotech, uma spin-off U. Porto.

Margot Muller, também cofundadora da Corium Biotech, nota que “este financiamento será fundamental para acelerar os nossos esforços de I&D e colocar no mercado o nosso couro exótico sustentável cultivado em laboratório. Estamos animados por alargar os limites da biotecnologia e redefinir o futuro dos materiais de luxo”,

Anne Helfer, startup support manager na Biotope by VIB, refere que “estamos muito felizes por adicionar a Corium Biotech ao nosso portefólio e apoiá-los à medida que prosperam para criar impacto na indústria da moda”, enquanto Teresa Fiúza, Vice-Presidente Executiva da Portugal Ventures, destaca a satisfação por “acompanhar o sucesso da Corium desde o início e fazer parte de mais uma etapa do seu crescimento”.

O financiamento vai ser utilizado para confirmar a estratégia de aumento de escala, melhorar o desenvolvimento de novas variantes de peles exóticas cultivadas em laboratório e expandir a equipa em áreas como biotecnologia e ciência dos materiais. A empresa tem, ainda, como objetivo iniciar parcerias com marcas e designers de moda de topo que procuram incorporar materiais sustentáveis nas suas coleções.

Em 2021, a Portugal Ventures, através do Call INNOV-ID, já tinha investido 100 mil euros na startup da UPTEC. Agora, a Corium Biotech recebeu um novo investimento no valor de meio milhão de euros – liderado pela Biotope by VIB e Portugal Ventures – para continuar a fazer crescer a sustentabilidade na indústria da moda de luxo.