A Connected é a grande vencedora do “Concurso de Inovação e Empreendedorismo (Macau) para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2024”. Já a NIUM venceu o prémio na categoria Greatest Potential for Transfer of Technological Value. As duas startups incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto arrecadaram dois dos sete prémios atribuídos na competição.
A Connected e a NIUM, duas startups incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, arrecadaram dois dos sete prémios atribuídos no “Concurso de Inovação e Empreendedorismo (Macau) para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2024”, promovido pelo Governo de Macau.
A grande vencedora da competição foi a Connected, uma startup do setor espacial que se dedica ao desenvolvimento de soluções de conectividade IoT (Internet of Things) em zonas remotas ou com fraca cobertura de rede celular terrestre. A empresa tem estado focada no mercado europeu, mas tem, desde sempre, procurado estabelecer parcerias com atores locais em diferentes regiões do mundo.
“O mercado asiático, em franco crescimento, é extremamente atrativo, tanto pela crescente digitalização quanto pela ainda incipiente rede celular terrestre em vastas zonas do território. Assim, nos últimos meses, temos vindo a reforçar o nosso conhecimento sobre este mercado e a explorar oportunidades de colaboração.” afirma Tiago Rebelo, CEO da Connected, para quem este prémio “permite não só dar a conhecer a empresa ao ecossistema local, mas também iniciar pontes e procura de sinergias na Ásia.”
Já a NIUM foi distinguida na categoria Greatest Potential for Transfer of Technological Value, destinada À startup com o maior potencial de transferência de valor tecnológico. A empresa está atualmente a trabalhar num sistema revolucionário que replica todo o sistema gastrointestinal humano num chip. Esta plataforma tecnológica irá permitir a criação de modelos preditivos, facilitando o desenvolvimento de produtos alimentares inovadores e recomendações nutricionais personalizadas, incluindo pré e probióticos.
Connected e NIUM destacam-se entre 64 startups
O “Concurso de Inovação e Empreendedorismo (Macau) para as Empresas de Tecnologia do Brasil e de Portugal 2024” recebeu a candidatura de 64 startups de Portugal e do Brasil. Destas, foram selecionadas 17 finalistas em áreas como biomedicina, dispositivos médicos, novas energias e tecnologia agrícola.
Na final, foram premiados sete projetos – incluindo os dois da UPTEC – que receberam prémios monetários, com um valor máximo de 150 mil patacas (17.100 euros). As startups vencedoras garantiram ainda apoio para facilitar o acesso a financiamento chinês e ao mercado da China, nomeadamente da Grande Baía.
O concurso, organizado pela Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico e Tecnológico do Governo de Macau e realizado pela incubadora Parafuturo de Macau e pelo Centro de Incubação de Jovens Empreendedores de Macau, distinguiu duas startups da UPTEC: a Connected e a NIUM.