Apresenta-se como “um momento de desenho e reflexão colaborativa”, e, durante três dias, vai desafiar artistas, cientistas, educadores, estudantes, decisores políticos universitários e pessoas interessadas em práticas inter-transdisciplinares no meio académico, na investigação e na sociedade, a “repensar estratégias baseadas no desenho para desafiar as fronteiras universitárias”. Falamos da «Drawing Across University Borders: International Conference on Drawing Across Disciplines», a conferência que, de 16 a 18 de outubro, vai colocar a Universidade do Porto no centro da discussão sobre desenho em contexto académico e pedagógico.
Organizada pelo Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), sediado na Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), a conferência vai dividir-se entre os espaços do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (dia 16 de outubro ) e da FAUP – Faculdade de Arquitetura da U.Porto (dias 17 e 18 de outubro).
O programa inclui mais de 45 apresentações de projetos de investigação em desenho entre disciplinas, incluindo mesas redondas, workshops e sessões de partilha de práticas em torno dos tópicos: DRAWING ACROSS; DRAWING ALONG; e DRAWING BETWEEN.
Entre os oradores convidados, incluem-se vários nomes que são referências nas respetivas áreas, como são os casos de Gemma Anderson-Tempini, Shaaron Ainsworth e Nikolaus Gansterer.
Gemma Anderson explorará os cruzamentos do desenho com as mais diversas áreas, com a sua apresentação dedicada aos ‘Métodos interdisciplinares, investigação artística e arte pública’. Falará sobre a colaboração com matemáticos e biólogos, investigando o papel do desenho na geometria dimensional superior e nos processos biológicos, que levou a uma grande encomenda de arte pública em 2023.
Uma outra vertente do desenho – ‘Desenhar para aprender, ensinar e avaliar em ciências’ – será abordada por Shaaron Ainsworth, numa perspetiva em que desenhamos para preparar, observar, recordar, compreender e comunicar, incluindo o ensino e a avaliação. Nesta palestra, expõe estas finalidades utilizando desenhos de diversos domínios e grupos etários, a fim de analisar o que é um desenho bem-sucedido para aprender ciências e o apoio de que os alunos poderão necessitar.
Por fim, o desenho numa ótica aplicada à prática, acontece a palestra de Nikolaus Gansterer intitulada ‘Desenhar entre mundos. Figurando a Contingência’. Ao desenvolver táticas performativas em relação ao seu ambiente, Gansterer examina não só a forma como o mundo é visualmente captado, mas também como os espaços intermédios – as transições e contingências da perceção – podem ser tornados tangíveis. Estará em discussão, nesta palestra, a forma como as práticas de desenho podem funcionar como um aparelho para navegar, interagir e articular as complexidades do mundo, particularmente em momentos de incerteza e fluidez.
No dia seguinte da conferência, terá lugar um seminário de follow-up na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).
Neste evento, o grupo DRAWinU partilhará a sua experiência sobre o uso exploratório e especulativo do desenho em áreas STEM na Universidade do Porto, no âmbito do projeto de investigação Drawing Across University Borders.
O programa completo encontra-se disponível no website do projeto.
Sobre os oradores
Licenciada pelo Royal College of Art, em 2007, Gemma Anderson-Tempini concluiu um doutoramento baseado na prática na University of the Arts London e na University College Falmouth em 2015 e foi Leverhulme Trust Artist in Residence no Imperial College London.
Shaaron Ainsworth é professora de Ciências da Aprendizagem na Escola Superior de Educação da Universidade de Nottingham (Reino Unido). A sua formação base é em Psicologia, Inteligência Artificial e Ciências Cognitivas.
Nikolaus Gansterer estudou Arte Transmedia na Universidade de Artes Aplicadas de Viena e completou os seus estudos pós-académicos na Academia Jan van Eyck em Maastricht, nos Países Baixos. É cofundador do Instituto de Investigação Transacústica e leciona na Universidade de Artes Aplicadas de Viena (Áustria) desde 2007, onde foi o primeiro professor visitante do programa de doutoramento em investigação artística (2016-19), e é atualmente professor sénior e membro da direção do Laboratório de Performance Aplicada.