Foi um Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) repleto de estudantes, técnicos, docentes/investigadores e representantes institucionais aquele que recebeu, no passado dia 9 de outubro, a sessão de apresentação pública do INOV-NORTE – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte.
Liderado pela U.Porto, este novo consórcio junta a Universidade a outras cinco instituições da região – a Universidade Católica Portuguesa (UCP), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico do Porto e a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) – num esforço conjunto para impulsionar mudanças pedagógicas em prol de um Ensino Superior de excelência na região Norte.
“É um projeto que congrega um conjunto de medidas, ideias e atividades que estão em convergência para uma missão comum que é a de criar condições para que os estudantes se sintam mais envolvidos, mais empenhados e com mais condições de realizar os seus cursos no tempo previsto, combatendo o abandono e o insucesso, mas sobretudo, promovendo as possibilidades de sucesso de toda a comunidade académica”, apresenta Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora da U.Porto responsável pelo pelouro da Inovação Educativa.
Para a responsável, este encontro inaugural do INOV-NORTE constituiu “dia de grande significado, porque permitiu-nos dar a conhecer ao público a existência do projeto, os pressuposto de trabalho e as atividades que temos em curso”. Por outro lado, foi “uma forma de chamar as pessoas a a colaborarem e a envolverem-se”.