A Storming Universe, uma empresa spin-off fundada pelo investigador nepalês Anuj Regmi , do Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, acaba de garantir um financiamento de 750 mil dólares para desenvolver um sistema de drones para distribuição de medicamentos urgentes e transporte de sangue em zonas de difícil acesso, sobretudo dos países em desenvolvimento.

Em Portugal desde 2019, Anuj Regmi quer resolver um dos principais entraves no que toca ao acesso democratizado a cuidados médicos a nível mundial. São bem conhecidas as dificuldades dos países em desenvolvimento nesta área: não só devido à falta de infraestruturas, mas também pelas condições climatéricas e geográficas extremas de algumas dessas regiões do globo, onde se inclui o Nepal.

O desenvolvimento desta tecnologia tem, por isso, um significado pessoal para o investigador. Tendo crescido num país com acesso limitado a estradas fiáveis, especialmente durante a época das monções, quando quase todas as principais autoestradas e estradas que ligam as zonas rurais são afetadas, torna-se quase impossível entregar medicamentos essenciais e sangue a tempo, o que leva a muitas mortes evitáveis. Esta realidade afetou pessoalmente a família do investigador da FEUP, o que aumentou ainda mais o seu empenho em encontrar uma solução.

Esta motivação de salvar vidas em todo o mundo levou o investigador a mudar-se para o Porto, e a fazer a sua tese de mestrado no SYSTEC da FEUP, onde desenvolveu um drone que permite aliar um baixo custo de produção à robustez necessária para democratizar esta solução a nível mundial.

Atualmente, as opções no mercado são demasiado caras para que os países em desenvolvimento as possam utilizar, ou demasiado débeis para aguentar as condições extremas de nações como o Nepal. E é neste eixo que a Storming Universe quer entrar, com a produção de um drone com tecnologia portuguesa que seja financeiramente apelativo e tecnicamente fiável para a utilização em situações críticas.

Tecnologia testada com sucesso

Em agosto de 2024, a Storming Universe, em parceria com a FEUP, a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Katmandu, realizou com êxito um teste de entrega por drone no distrito de Sindhuli, província de Bagmati, no Nepal. Este teste de campo, destinado a provar a fiabilidade da tecnologia para além do laboratório, centrou-se na avaliação da eletrónica, do controlo e da conceção mecânica.

O teste atraiu uma atenção significativa, com a Turkish Airlines a patrocinar o transporte do drone para o Nepal. Como resultado, este marco não só demonstrou as capacidades do drone, como também abriu novas oportunidades de investimento para a empresa.

Num futuro próximo, a Storming Universe planeia entregar medicamentos em áreas remotas do Nepal a altitudes superiores a 5.000 metros. O sucesso destas missões, realizadas num país com uma geografia difícil e acesso limitado, permitirá que os drones da Storming Universe entreguem medicamentos em qualquer parte do globo.

Para o CEO da Storming Universe, esta solução poderia ligar Madrid aos Açores em cinco horas e transportar até 500 kg de carga. “Estes drones não só entregarão bens essenciais como medicamentos e sangue, mas também transportarão produtos locais das montanhas. Isto significa que não estamos apenas a salvar vidas, mas também a impulsionar o crescimento económico de áreas remotas, oferecendo uma oportunidade real de desenvolvimento global.  Atualmente, o transporte expresso de mercadorias depende de aviões com uma determinada capacidade para ser rentável, mas identificámos que os aviões de carga mais pequenos são o futuro da ligação entre cidades. Acreditamos que vamos atingir este objetivo até ao final de 2027”, projeta Anuj Regmi .

Já o Coordenador da Unidade INOV da FEUP, Pedro Coelho, salientou a rapidez com quem a empresa de Anuj Regmi conseguiu o seu primeiro grande investimento. “Em novembro de 2023, tive uma reunião com o Anuj e o professor A. Pedro Aguiar para discutir uma ideia de negócio com potencial para ser uma spin-off da FEUP. Conseguimos ultrapassar alguma hesitação inicial dos promotores e focarmo-nos num caminho claro para criar rapidamente a startup, incubar na UPTEC e conseguir a aprovação da marca spin-off da FEUP. Desde a criação da empresa, no final de janeiro de 2024, foram necessários apenas nove meses para garantir um investimento de 750 000 dólares – que feito!”.

A solução de Anuj Regmi contou com a mentoria científica de Pedro Aguiar e Pedro Camanho, ambos docentes da FEUP.