Perante a tempestade, a planta do bambu abana ao vento, mas não quebra. A metáfora é japonesa mas, ao longo dos próximo dois anos, vai germinar nos espaços da Universidade do Porto através do BAMBUP – Boost, Meet and Bloom at University of Porto, o novo projeto que visa promover a resiliência psicológica e a literacia em saúde mental dos estudantes da U.Porto.

Aprovado no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior da Direção-Geral do Ensino Superior, este projeto transversal nasce para ajudar os estudantes em “três pilares estratégicos ao abrigo dos quais se pretende treinar a autoconsciência, autorregulação e motivação (Boost), apostar na empatia e nas habilidades sociais (Meet) e incentivar a proatividade na busca de apoio psicológico especializado e combate ao estigma (Bloom).

Para prosseguir estes objetivos, foi montada uma equipa multidisciplinar, coordenada pelo Núcleo de Saúde e Bem-Estar dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), e com envolvimento ativo das 14 faculdades da instituição.

Ao longo dos próximos dois anos letivos  (até julho de 2026), caberá à equipa do BAMBUP implementar “um plano reforçado de atividades dedicadas à promoção da saúde mental e bem-estar na Universidade”, em consonância com o Plano Nacional de Saúde Mental.

Entre as iniciativas a disponibilizar aos estudantes incluem-se desde programas de literacia em saúde mental e autocuidado, a programas de tutoria por pares e apoio psicopedagógico, intervenções breves online e de sessão única, intervenções em grupo para a promoção de competências e workshops de autoajuda.

“Assegurar-se-á igualmente o desenvolvimento de ações de intervenção psicoterapêutica de grupo e individual para perturbações mentais comuns e situações de risco, bem como a referenciação para serviços especializados da comunidade, em casos de perturbação mental muito grave ou risco elevado”, refere a equipa.

O acesso às atividades do BAMBUP é totalmente gratuito para todos os estudantes da U.Porto. Para tal, deverão contactar os SASUP e/ou os serviços responsáveis em cada faculdade (ver contactos no Guia de Boas-Vindas, p.21).

Para mais informações, consultar a página do BAMBUP.

Sobre o Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior

Financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior e pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, este programa de financiamento promove a implementação de projetos na área de saúde mental e bem-estar apoiando as instituições de ensino superior na criação de uma resposta adequada às crescentes solicitações da comunidade académica nas áreas de desenvolvimento pessoal, social e profissional ao longo do percurso académico e na transição para o mercado de trabalho.

Com esta iniciativa, pretende-se reforçar as respostas existentes para a deteção precoce e acompanhamento de situações mais graves do foro psiquiátrico que possam ser articuladas com os serviços especializados existentes ao nível do Serviço Nacional de Saúde (SNS).