Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, 170 estudantes dos cursos de Medicina (ICBAS e FMUP) e de Medicina Dentária (FMDUP) da Universidade do Porto vão deixar as respetivas faculdades para se instalarem em plena Baixa da cidade. O pretexto é a XIV ‘Medicina na Baixa’, uma ação organizada pela Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS) e que convida toda a população a participar em diversas atividades ligadas à promoção da saúde.

A decorrer entre as 11h00 e as 19h30, nos espaços Pólo Zero (espaço da FAP, junto à Torre dos Clérigos) e Trinity Porto (antigo Trindade Domus, junto à estação de Metro da Trindade), esta edição da ‘Medicina na Baixa’ vai oferecer avaliações gratuitas do risco cardiovascular, rastreios de glicémia, bem como prestar informações e esclarecimentos, com vista à promoção da literacia em saúde.

Este ano, e pela primeira vez, o programa abordará também temas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e saúde digital.  Para tal, “todos os estudantes envolvidos nesta ação estão a ter formação na área da saúde mental e da saúde sexual e reprodutiva, com o objetivo de, em caso de dúvidas por parte da população, possam estar aptos a responder e a encaminhar para os locais/serviços adequados”, explica Tomás Cardoso, responsável pela organização desta atividade.

Para o dirigente associativo da AEICBAS, a XIV edição do Medicina na Baixa “desempenha um papel importante tanto em termos de saúde pública, como na formação de futuros profissionais de saúde conscientes e solidários”.

As atividades são abertas a toda a população.