Os estudantes Tomás Morgado Vicente, do Mestrado em Segurança Informática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e Kevin Pucci, do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), fazem parte da “Team Portugal” que vai representar o país no European Cyber Security Challenge 2024 (ECSC2024), a competição europeia de cibersegurança que, de 8 a 11 de outubro, vai reunir na cidade de Turim (Itália) os melhores talentos de 40 países.

Os dois estudantes integram o xSTF, um grupo ligado ao Mestrado em Segurança Informática da FCUP que participa regularmente em competições de cibersegurança, e garantiram o apuramento para o ECSC2024 no âmbito do CyberSecurity Challenge PT, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Para Kevin Pucci, que integra os já várias vezes medalhados noutras competições, “Heroes of the C”, esta não é uma estreia na competição, tendo integrado a equipa “Team Portugal” em 2023.

Já, para Tomás Vicente, que recentemente se apaixonou pela área da cibersegurança, será uma “oportunidade rara de crescer tanto tecnicamente como pessoalmente”. O estudante da FCUP encara esta participação como sendo de “grande honra e responsabilidade”.

Neste evento, a “Team Portugal”, constituída por estudantes do ensino secundário e superior, com idades entre os 16 aos 25 anos, oriundos de várias regiões do nosso país, acompanhados e treinados por dois treinadores e vários especialistas nacionais e internacionais da área da cibersegurança, vai, durante três dias, cooperar entre si para resolver o maior número de desafios relacionados com a segurança informática em vários domínios.

Entre os desafios estão provas de ataque e defesa, segurança web, segurança móvel, hardware, criptografia, engenharia reversa ou análise forense, que deverão ser solucionados para alcançar a melhor posição possível na competição, organizada pela Agenzia per la Cybersicurezza Nazionale, pelo CINI Cybersecurity National Lab, com o apoio da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA).

O caminho até Turim

O apuramento para o ECSC (European CyberSecurity Challenge) é feito, em Portugal, todos os anos, através de uma competição de qualificação denominada CSCPT (CyberSecurity Challenge Portugal).

Neste ano, a competição decorreu, em formato online no dia 1 de junho. Os vencedores foram anunciados, ainda nesse mês, na conferência anual de cibersegurança CDays, organizada pelo CNCS.

As equipas de cada país constituem dez elementos, pelo que os dez melhores classificados da competição portuguesa são os apurados para o europeu, havendo ainda uma divisão entre categoria sénior (nascidos entre 1 de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003) e júnior (restantes). 

O ECSC decorre no Mês Europeu da Cibersegurança, iniciativa anual celebrada na União Europeia à qual o Centro Nacional de Cibersegurança se associa, que promove nos Estados Membros a cibersegurança entre cidadãos e organizações.