Aliar a inovação tecnológica aos serviços de prestação de cuidados de apoio domiciliário a idosos e acabar com o envelhecimento sem dignidade foram as razões que estiveram na origem da Hubisenior, em 2024.

A startup fundada por Sónia Silva  e André Santos, antigos estudantes, respetivamente, da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto,  pretende responder às necessidades urgentes e impostas pelos desafios inerentes à tendência de envelhecimento global, e apostar na transferência de conhecimento em gerontecnologia para o mercado português.

Para tudo isso, durante os primeiros meses de atividade, a Hubisenior procedeu ao recrutamento de mais de 400 profissionais, dispondo de uma rede de cuidadores e enfermeiros qualificados e certificados, que prestam serviços de apoio domiciliário em todo o país. Os serviços dos cuidadores geriátricos podem incluir companhia, higiene, preparação de refeições, supervisão de mobilidade, gestão de medicamentos, segurança e gestão de obrigações legais. Por sua vez, os enfermeiros geriátricos tratam da administração de medicamentos, gestão e monitorização de condições crónicas, assistência em atividades diárias, reabilitação e suporte pós-operatório.

Mais recentemente, e enquanto empresa inovadora na categoria de saúde e bem-estar, a Hubisenior recebeu a chancela de Spin-off U.Porto que representa, para ambas as entidades, o compromisso com a importância da colaboração sinérgica entre as instituições académicas e o meio empresarial na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis.

Duas áreas que se encontram pela mesma causa

Sónia Silva é mestre em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) pela FEUP, ao passo que André Santos é Médico Especialista em Medicina Interna, formado no ICBAS. Juntos combinaram as suas competências para criar a empresa, que agora é apoiada pelos seus estabelecimentos de ensino da U. Porto.

Para Sónia Silva, o percurso académico dos fundadores da Hubisenior foi fundamental para poder colocar esta ideia em prática. “O facto de virmos de duas áreas distintas aporta-nos muitas competências. Ter os conhecimentos do André na área da Medicina Interna, e poder aliar com às competências que adquiri no Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE), faz com que estejamos mais próximos de implementar uma solução para o envelhecimento digno”, diz.

Por sua vez, André Santos salienta o orgulho de ser reconhecido pela U.Porto: “Este primeiro passo é uma honra e um marco importante para a Hubisenior. Reflete a nossa dedicação à inovação e à melhoria dos cuidados de apoio domiciliário a idosos através da tecnologia. Estamos orgulhosos do que alcançámos até agora, inteiramente comprometidos com o desenvolvimento da Hubisenior e ansiosos pelos próximos passos”.

Enquanto Spin-off U.Porto, a Hubisenior reforça ainda a sua posição face ao potencial de criação de oportunidades e projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), que poderá representar já a próxima fase, em modelo de colaborativo de investigação e imediatamente após o lançamento da aplicação.