As estudantes Ana Catarina Ribeiro, doutoranda em Química Sustentável na Faculdade de Ciências (FCUP), e Helena Branco, doutoranda em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto , viajaram recentemente até à Alemanha para participar no programa Erasmus+ Blended Intensive “Making an Impact! Skills for Career Paths in and beyond Academia”, inserido no âmbito da European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

Dinamizado pela Universidade de Hamburgo, com a colaboração da U.Porto e da UiT – Universidade de Tromsø – Universidade Ártica da Noruega, este programa intensivo focou-se na identificação e desenvolvimento de competências transversais e na criação de impacto social através da ciência.

Durante uma combinação de sessões virtuais e presenciais, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar os seus perfis de competências, aperfeiçoar a comunicação dos seus projetos de investigação e explorar a área da “sciencepreneurship” – a inovação científica com impacto social e económico.

Investigação com impacto

Ao longo da componente presencial, realizada em Hamburgo entre os dias 23 e 27 de setembro, Ana Catarina Ribeiro e Helena Branco participaram em vários workshops práticos focados em criatividade, resolução de problemas, comunicação, colaboração, liderança e impacto social, liderados por especialistas.

O objetivo é que estas ferramentas contribuam para potenciar o “impacto político, educativo, cultural, económico e social” das áreas de estudo de cada uma das doutorandas, nomeadamente no campo da saúde global.

A participação de Ana Catarina Ribeiro e Helena Branco no programa reflete igualmente o compromisso da U.Porto em apoiar os seus investigadores no desenvolvimento de competências que lhes permitam maximizar o impacto da sua investigação e abrir portas para carreiras diversificadas.

Ana Catarina Ribeiro está a desenvolver a sua investigação sob a orientação da docente Rosa Gregorio Perez (Universidade de Vigo) e coorientação de Elsa Brandão (FCUP) e de João Crespo (FCT-NOVA). Já Helena Branco trabalha sob a orientação de M. Helena Vasconcelos (i3S/FFUP) e coorientação de Cristina Xavier (i3S) e de Chiara Riganti (Universidade de Turim).