Rita Dantas, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi distinguida com o Prémio Jovem Cientista, atribuído pela Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS) pela excelência do seu trabalho no âmbito do projeto de doutoramento.

A jovem investigadora de 28 anos, com uma bolsa de doutoramento financiada pelo Programa MIT Portugal e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), apresentou recentemente um trabalho científico durante o 24.º Congresso Europeu de Fratura, na Croácia.

O projeto premiado pretende contribuir para a extensão da vida útil de componentes e estruturas de engenharia através do estudo da fadiga de longa duração de materiais metálico, geralmente presentes nas áreas de produção de energia eólica, ferrovia e aeroespacial.

“Ter a oportunidade de apresentar o trabalho científico que tenho vindo a desenvolver foi uma experiência extremamente enriquecedora para o meu desenvolvimento enquanto cientista. Receber esta distinção foi um incentivo adicional para continuar a trabalhar arduamente e uma ressalva da relevância do tópico a que me tenho dedicado”, avança Rita Dantas.

A estudante da FEUP está a desenvolver o seu trabalho final sobre metodologias integradas de fadiga multiescala aplicadas a sistemas estruturais oceânicos, sob a orientação dos docentes da FEUP José António Correia e Abílio de Jesus, e ainda de Grzegorz Lesiuk, professor na Wrocław University of Science and Technology (Polónia). A investigação conta ainda com a colaboração do Instituto de I&D em Estruturas e Construções (CONSTRUCT) e do Laboratório Associado de Energia Transportes e Aeronáutica (LAETA-INEGI).