Várias figuras com ligação à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estão entre as personalidades distinguidas com a primeira edição dos Prémios Nacionais da Ordem dos Engenheiros (PNOE), entregues no passado mês de setembro, no Casino Estoril.
Entre as medalhas e prémios atribuídas este ano inclui-se a medalha de prata entregue a Sebastião Feyo de Azevedo, alumnus, Professor Catedrático Emérito, antigo Diretor da FEUP e Reitor da U.Porto, e a Carlos Almeida Loureiro, alumnus da FEUP, na qualidade de antigos Vice-presidentes Nacionais da OE.
Horácio da Maia e Costa, antigo Diretor da FEUP entre 1977-1978, Vice-reitor da Universidade do Porto e Bastonário da Ordem dos Engenheiros, foi contemplado com a Medalha de ouro para antigos Bastonários da OE. A mesma distinção foi entregue ao alumnus da FEUP Emanuel Maranha das Neves, ao alumnus e Professor Catedrático aposentado José António Simões Cortez e ao alumnus Carlos Alberto Matias Ramos, antigo Bastonário da Ordem dos Engenheiros entre 2010-2016.
Já o Prémio Internacionalização – Engenheiro Português no Estrangeiro foi entregue a Vítor Santos Neves, alumnus da FEUP, ao passo que Maria Benedita Amorim Martins, alumna e vencedora do Prémio de Reconhecimento Engenharia Distinta no Feminino da FEUP, levou para casa o Prémio Engenheiro Empresário ou Empreendedor.
Nos prémios das especialidades, o destque vai para o galardão atribuído ao o alumnus Ângelo Ramalho na área da Engenharia Mecânica.