E se… Libertássemos a Nossa Imaginação para Criar o Futuro que Desejamos? É este o título do livro que Rob Hopkins vem apresentar, no próximo dia 14 de outubro, à Reitoria da Universidade do Porto, numa iniciativa integrada na tournée que o autor, ativista ambiental e fundador do movimento Transição está a fazer em Portugal.

A proposta é para libertarmos a imaginação para, em conjunto, podermos criar o futuro que tanto desejamos. Rob Hopkins, cofundador da Transition Network e da Transition Town Totnes, elege a imaginação como elemento fundamental para o movimento das comunidades.

Através de um modelo participativo, e focando a ação a um nível local, no terreno, o movimento procura incentivar uma evolução gradual para um mundo sustentável, em termos sociais e ambientais. Uma abordagem orientada para a criação de sociedades independentes de combustíveis fósseis. Assim, através deste processo, o movimento de Transição desenha uma estratégia de mudança à escala humana.

Partindo de histórias de pessoas comuns espalhadas pelo mundo, de desafios que estão presentes na vida de cada um e da imaginação coletiva, Rob Hopkins faz um apelo à ação. E se, a leitura de um livro nos ajudasse a transformar desafios em ações? E se fosse esse o impulsionador necessário para uma rápida e inesperada mudança de empoderamento das comunidades?

O autor considera que a imaginação e a narrativa antecedem as grandes realizações, uma vez que é destes ingredientes que se nutre o desejo de ultrapassar os desafios e materializar os factos. O útero da mudança. Como usar, então, esta a imaginação em busca de um futuro mais sustentável? Qual o poder de uma narrativa partilhada?

E se… Libertássemos a Nossa Imaginação para Criar o Futuro que Desejamos? é uma viagem que traz o futuro para o momento presente. Materializando-o.

A sessão tem início às 18h00, no Salão Nobre da Reitoria. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.

Sobre Rob Hopkins

É cofundador da Transition Network e da Transition Town Totnes, e autor de vários livros, incluindo “The Transition Handbook” e, mais recentemente, “From What Is to What If: unleashing the power of imagination to create the future we want”. Participou em vários eventos TEDx e é o diretor da Totnes Community Development Society.

Rob Hopkins elege a imaginação como elemento fundamental para o movimento das comunidades. (Foto: DR)

Doutorado pela Universidade de Plymouth, foi agraciado com dois Doutoramentos Honoris Causa pela Universidade West of England (Reino Unido) e pela Universidade de Namur (Bélgica).

Foi o anfitrião do podcast “From What If to What Next” e organiza formações “Imagination Catalyst” para um vasto leque de organizações. Em novembro de 2022, foi nomeado Cidadão Honorário de Liège, na Bélgica, pelo Presidente da Câmara da cidade.