O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) volta a unir-se ao Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCCNorte) no movimento internacional “Outubro Rosa”, organizando duas “pink classes”, recolha de donativos e ações de sensibilização dirigidas a toda a comunidade.
De forma a divulgar e sensibilizar para o diagnóstico precoce do cancro da mama, o UPFit vai promover duas sessões especiais e dedicadas ao tema.
O dia 15 de outubro, Dia Mundial do Cancro da Mama Metastática, será assinalado com uma Mega Aula de Jump e Yoga, das 18h45 às 20h00, na Faculdade de Desporto (FADEUP).
O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama é assinalado a 30 de outubro com uma Caminhada Rosa de 3,5km, das 18h30 às 19h15, pela FADEUP e Parque Central da Asprela, seguindo-se, das 19h15 às 20h00, uma aula de Pilates, também na FADEUP.
Os interessados devem preencher o respetivo formulário de inscrição e efetuar um donativo. A t-shirt oficial da “Onda Rosa” está disponível para aquisição no formulário.
O valor acumulado nesta iniciativa, que é aberta a toda a comunidade, reverte na totalidade a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Para quem não puder marcar presença nestas iniciativas e deseje na mesma contribuir, todas as receções das instalações desportivas do CDUP-UP estão equipadas, ao longo do mês, com caixas da LPCC destinadas a donativos espontâneos.
O movimento Outubro Rosa
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.