São pequenos gestos diários que podem ajudar a construir uma cidade mais sustentável em áreas como a mobilidade, o consumo ou o desperdício alimentar, e, ao longo das próximas semanas, vão ser promovidos nas cantinas, residências e demais espaços da Universidade do Porto no âmbito da campanha O que está nas nossas mãos?”, integrada nas celebrações do segundo aniversário do ‘Pacto do Porto para o Clima.
Desenhada por uma estudante da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), a campanha em curso pretende mobilizar a sociedade para uma cidade neutra em carbono, desafiando cada pessoa a ser “um agente de mudança”, a partir da adoção de “comportamentos que podem fazer a diferença”.
No caso da U.Porto, a campanha está presente, por exemplo, nas cantinas universitárias, através de mensagens de apelo ao combate ao desperdício alimentar, impressas nos individuais que acompanham cada refeição.
A adoção do uso de transporte público, a redução do consumo de água no banho, a poupança energética ao desligar as luzes, ou as compras a fornecedores locais são outras das sugestões lançadas à comunidade “de forma apelativa, descontraída e com algumas referências musicais bem conhecidas”.
Para além dos espaços da Universidade, a campanha “O que está nas nossas mãos?” está também presente em toda a frota de autocarros STCP, nas composições do Metro do Porto, no Mercado do Bolhão, em vários equipamentos da Câmara Municipal do Porto, bem como na rede de mupis digitais da cidade e rádios locais.
“Queremos, cada vez mais, aproximar-nos das pessoas: dar a conhecer esta missão e apelar à participação de todos. A adesão e envolvimento dos nossos parceiros, desde a primeira hora, para esta campanha de mobilização mostra que, em conjunto, podemos trabalhar para uma cidade neutra em carbono”, refere Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto.
Pacto do Porto para o Clima junta mais de 1.100 subscritores
Apresentado publicamente em setembro de 2022, o Pacto do Porto para Clima conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e reúne cerca de 300 subscritores institucionais, de áreas tão diversas como a Academia, justiça, educação, telecomunicações, construção, indústria, ONGs, 3º setor, desporto, ciência, saúde, cultura. A estes juntam-se os cerca de mil subscritores que aderiram a título individual .
Para além da U.Porto, integram a lista de subscritores algumas das mais reputadas instituições e organizações empresariais da cidade e da região, tais como Altice, Bial, Boavista Futebol Clube, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Centro Hospitalar Universitário São João, EDP, Federação Académica do Porto, Futebol Clube do Porto, GALP, Jerónimo Martins, Museu Soares dos Reis, NOS, Politécnico do Porto, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Serralves, SONAE, STCP.
Também no âmbito o Pacto do Porto para o Clima, a cidade apresentou, recentemente, o Contrato Climático do Porto, instrumento que inclui uma série de compromissos e um plano de ação para a neutralidade carbónica em setores como a energia, edifícios, gestão de resíduos e transportes. Este documento estratégico apresenta também o mapeamento dos principais investimentos associados a estas medidas.
U.Porto e Águas e Energia do Porto assinalam Dia Nacional da Água
Ainda no âmbito da promoção de comportamentos mais amigos do ambiente, a U.Porto e a Águas Energia do Porto vão assinalar, esta terça-feira, 1 de outubro, o Dia Nacional da Água, com a instalação simbólica de um bebedouro na recentemente inaugurada Residência Universitária Ventura Terra.
A ação, que contará com a presença do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, insere-se no programa “Beba Água do Porto”, projeto gerido pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, que tem vindo a colaborar com várias instituições da cidade neste âmbito, como é o caso do Centro Hospitalar Universitário São João, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) ou a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP).
Este é, de resto, um dos vários bebedouros que serão instalados nas residências universitárias e e-learning cafés da U.Porto, com o objetivo de utilização de plástico de utilização única, contribuindo para um consumo de água mais sustentável.
Numa primeira fase, a campanha prevê a instalação de bebedouros em três residências universitárias e no e-learning café da Asprela, bem como da distribuição de garrafas reutilizáveis por todos os alunos e colaboradores dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP). No futuro, pretende-se alargar o projeto às restantes residências e cantinas da Universidade do Porto.