Foi com a convicção de que a educação é o caminho para a sustentabilidade que a Unidade de Responsabilidade Social (URS) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a LIPOR promoveram, no passado dia 25 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade, um ‘Workshop de Alimentação Sustentável’, dirigido à comunidade académica e interligando as duas áreas: saúde e alimentação sustentável.

A sustentabilidade é um desígnio global que exige ações locais, tornando-se fundamental o comprometimento de toda a sociedade nesta matéria. Nesse sentido, foi elaborado um programa, dividido em dois momentos: um mais informativo e de sensibilização para a temática e, um outro, de degustação de receitas sustentáveis, preparadas pela LIPOR.

Na opinião de Cristina Ferreira, da Unidade para a prevenção de resíduos do Departamento de Educação, Comunicação e Sustentabilidade da LIPOR, “sensibilizar as pessoas para a alimentação sustentável é importante, garantindo a saúde, preservando os recursos naturais, promovendo o bem-estar animal e vegetal e reduzindo o impacto ambiental. Isto é um garante para as gerações futuras”.

Já a coordenadora da URS do ICBAS, Raquel Machado Lopes, nota que “promover a sustentabilidade representa um compromisso profundo com a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, em linha com o nosso lema “One Health”’. E acrescenta que, “ao celebrarmos o Dia da Sustentabilidade, reafirmamos a nossa responsabilidade em contribuir para um futuro mais sustentável, diverso e responsável”.

Assim, este workshop representou uma oportunidade para o ICBAS fortalecer o seu compromisso com a educação para a sustentabilidade. “O futuro sustentável depende das ações que praticamos hoje. O nosso compromisso com a sustentabilidade é um reflexo da nossa responsabilidade enquanto instituição de ensino”, aponta a responsável da URS do ICBAS,

Outros exemplos deste compromisso são a parceria que o ICBAS mantém com o Banco Alimentar Contra a Fome para recolha e reutilização de papel; a doação de secretárias e cadeiras para uma associação que faz voluntariado em Cabo Verde, equipando escolas locais; ou ainda a campanha ‘Traz um livro também’, que consiste na doação de livros entre trabalhadores.

Para o futuro, o Instituto tem planeada a organização de atividades de formação, workshops e, ainda, de convívio e socialização abrangendo toda a comunidade académica, em datas anunciar em breve.