O designer Eduardo Aires, Professor do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é um dos oradores convidados da edição deste ano da Conferência Internacional da prestigiada revista britânica Monocle, onde irá irá partilhar as suas ideias sobre a interseção entre o design e o impacto social.
Nesta conferência, que terá lugar de 10 a 12 de outubro, em Istambul (Turquia) e que é conhecida por reunir pensadores arrojados e talentos criativos, Eduardo Aires terá oportunidade de destacar a importância da investigação e inovação em design orientada para a prática, de que é exemplo o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais da FBAUP, do qual é fundador e professor.
Natural do Ribatejo, Eduardo Aires (1963) formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – antecessora da atual Faculdade de Belas Artes (FBAUP) – em 1987. Nesse mesmo ano, foi convidado para dar aulas na escola, atividade que mantém até à atualidade. Em 2016, tornou-se o primeiro doutorado em Design da Universidade do Porto, com uma tese na área do design editorial.
Com um longo trajeto como designer profissional, Eduardo Aires notabilizou-se no desenvolvimento de projetos para entidades como a Câmara Municipal do Porto, a Fundação Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Esporão, o Grupo Amorim ou a Fundação de Serralves.
Entre os seus trabalhos mais (re)conhecidos, destaca-se a criação da atual identidade visual da cidade do Porto (Porto.), que lhe valeu a conquista de alguns dos mais importantes prémios de design do mundo, como o D&AD (Lápis 2014), dois European Design Awards 2014 (distinção “Ouro” e “Best of Show”) e i Graphis Design Award 2017 (distinção “Ouro”).
Em 2023, conquistou sete distinções nos prestigiados Graphis Design Awards 2024, atribuídos pela editora norte-americana Graphis.