Os docentes e investigadores Graça Lopes e Ricardo Marcos, dos departamentos de Clínicas Veterinárias e de Microscopia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade Porto (ICBAS), foram premiados, juntamente com outros colaboradores, pela comunicação oral que apresentaram na Conferência “International Veterinary Simulation in Teaching 2024″ (InVeST 2024), que decorreu na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Surrey, Guilford, Reino Unido.
A apresentação premiada focou o desenvolvimento e validação de um simulador/modelo canino para treinar a prática de exame ginecológico em cadela, evitando a utilização de animais vivos.
Na conferência, os investigadores tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente a responsável da empresa VETIQO, Laura Schüller, com quem tinham estabelecido, através da U.Porto Inovação, uma parceria para desenvolvimento e comercialização deste modelo para ensino de veterinária.
Adicionalmente, o próprio modelo físico, que levaram para a conferência, gerou muito interesse entre os colegas de todo o lado do mundo, uma vez que o modelo de ensino substitui completamente a utilização de cadelas.
O modelo já foi validado, mostrando eficácia comparável à utilização de cadelas, e testado numa ampla população, antecipando-se a sua utilidade do ponto de vista pedagógico.
A InVeST é uma conferência internacional focada nas competências clínicas veterinárias e de simulação e que reúne, há mais de 10 anos, investigadores, programadores e instituições de ensino superior com cursos de medicina veterinária, com o objetivo de estabelecer contatos e debater a utilização da simulação no ensino veterinário. De salientar esta foi apenas a segunda vez que a conferência se realizou na Europa.
Para os investigadores do ICBAS, o prémio conquistado trata-se de um reconhecimento por parte de um universo de “educadores” que tem elevada importância, uma vez que se trata de uma chancela que “atesta a qualidade do trabalho desenvolvido”.