A Universidade do Porto e a Livensa Living formalizaram, recentemente, uma parceria ao abrigo do Programa Alojamento Estudantil Já – Eixo 2, que permitirá disponibilizar, até ao final do presente ano letivo, 100 camas para alojamento de estudantes da U.Porto na Residência do Polo Universitário da Asprela – Livensa Living Porto Campus.
Através desta parceria, a U.Porto passa a ser a primeira universidade portuguesa enquadrada na linha de financiamento criada pelo Governo, no âmbito do Programa Alojamento Estudantil Já, destinada a Instituições de Ensino Superior que garantam o reforço de camas através da colaboração com entidades públicas, privadas e do setor social.
O protocolo de colaboração agora em vigor prevê a cedência de 100 camas, distribuídas por quartos duplos (a partilhar), equipados com instalações sanitárias privativas. Os estudantes podem ainda usufruir de todas as comodidades ao dispor dos restantes residentes da Livensa Living Porto Campus.
À semelhança do que acontece com as residências universitárias geridas pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), as novas camas destinam-se, prioritariamente, a estudantes que estejam em condições de beneficiar de bolsa de estudo e que, devido às suas condições socioeconómicas ou à distância ou dificuldade de transporte a partir da sua residência, têm de morar longe do agregado familiar de modo a continuarem os seus estudos.
Parcerias com privados garantem mais de 200 camas
Com este protocolo estabelecido com a Livensa Living, os SASUP dão seguimento à política de parcerias com entidades públicas ou privadas que vem desenvolvendo desde 2019, tendo em vista o alargamento da oferta de alojamento ao dispor dos estudantes.
As 100 camas agora protocoladas juntam-se às 130 resultantes dos protocolos, anteriormente assinados, com o Exército Português – Messe Militar do Porto – Polo das Antas (70 camas); a Federação Académica do Porto – Academia 24 (22 camas); e a Congregação Religiosa Escravas da Mãe de Deus – Lar Académico (38 camas).
Recorde-se que os SASUP são atualmente responsáveis pela gestão de nove residências universitárias, dois estúdios e quatro apartamentos – com capacidade para mais de 1.100 estudantes –, localizados nos três polos da Universidade do Porto. Entre elas inclui-se a recentemente inaugurada Residência Ventura Terra, o primeiro de vários projetos para a construção e reabilitação de residências universitárias da U.Porto , inscritos no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).