Maria Emília Sousa, docente do Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e investigadora do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto, viu recentemente reconhecidos, pela Sociedade Iberoamericana de Química Orgânica, os importante contributos que tem dado, ao longo da sua carreira profissional, à área científica da Química Orgânica.
A distinção foi entregue no decorrer do 5.º Simpósio Iberoamericano de Química Orgânica (SIBEAQO-V), que decorreu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Grove, La Toja, Espanha.
Esta é a primeira vez que uma investigadora recebe este galardão, apesar de, em edições anteriores, terem sido já distinguidos outros dois professores portugueses: José Cavaleiro (Universidade de Aveiro, SIBEAQO-II) e Carlos Afonso (Universidade de Lisboa, SIBEAQO-IV).
Para a docente da FFUP e investigadora do CIIMAR, este prémio reconhece o contributo da atividade científica que desenvolve, bem como o papel ativo que teve na disseminação da Química Orgânica, através de colaborações estabelecidas a nível nacional e internacional. Um trabalho que tem como exemplo a candidatura bem sucedida à organização do X EFMC International Symposium on Advances in Synthetic and Medicinal Chemistry, a decorrer em 2025, na cidade do Porto.
Para além da distinção recebida, Maria Emília Sousa esteve presente no evento enquanto palestrante convidada, com uma conferencia intitulada “One Health as a Catalyst for New Natural Products Mimics”, onde enalteceu a importância de uma abordagem que integra a segurança, a circularidade e a funcionalidade das substâncias e processos na descoberta de novos fármacos em todo o seu ciclo. A investigadora realçou igualmente visão holística “One Health” que vem sendo aplicada à investigação desenvolvida no Laboratório de Química Orgânica da FFUP e no grupo de «Produtos Marinhos e Química Medicinal» do CIIMAR.
O SIBEAQO-V, que teve a terceira edição realizada no Porto em 2016, tem como principal objetivo promover um fórum de discussões científicas entre investigadores de Química Orgânica da região Iberoamericana, Espanha e Portugal a fim de promover o intercâmbio de ideias, conhecimentos, e capacidades para construir futuras colaborações frutíferas entre estes países.
Sobre Maria Emília Sousa
Maria Emília Sousa é Professora Associada com Agregação em Química Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da U.Porto, e investigadora do CIIMAR.
Ao nível da investigação, as suas principais áreas de interesse focam-se na Química Medicinal e Farmacêutica, particularmente, no design baseado na estrutura e na síntese de potenciais candidatos a fármacos com base em produtos naturais marinhos.
Atualmente, é Diretora do Mestrado em Química Farmacêutica da FFUP e membro titular da divisão Chemistry and Human Health IUPAC. É Editora da Revista Bioorganic Chemistry (Elsevier) e Editora Associada da revista Pharmaceuticals (MDPI).