A Universidade do Porto está representada por 182 investigadores/as e professores/as na lista dos cientistas mais citados do mundo em 2023. O dado ressalta da mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”,  que classifica anualmente os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas, de acordo com a SCOPUS, a maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas.

Cobrindo um total de 22 áreas e 174 disciplinas científicas, esta lista elaborada por investigadores da Universidade de Stanford (EUA) e publicada pela prestigiada editora Elsevier apresenta uma seleção restrita de cientistas considerados ativos, cujos trabalhos aceleraram o progresso nas suas áreas, influenciando também a produtividade do trabalho de outros investigadores.

À semelhança da edição anterior, a lista de investigadores/as da U.Porto mais citados em 2023 é encabeçada por Joana Correia Prata, professora convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Segue-se um trio formado pelos docentes e investigadores João Catalão (FEUP) e João Gama (FEP e INESC TEC) e pela investigadora Eliana B. Souto, da Faculdade de Farmácia (FFUP).

Da lista, que inclui 36 novidades (assinalados com um *) face à última atualização, fazem também parte, entre outros, os vencedores das últimas seis edições do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto: Victor Freitas, Maria João Ramos, Nuno Cardoso SantosVítor VasconcelosPedro Camanho e Adelino Leite Moreira.

No que toca às áreas científicas mais representadas, destacam-se a Medicina Clínica, a Química, as Engenharias, as Ciências Agronómicas, Florestais e do Mar e a Investigação Biomédica. Há ainda quem se tenha notabilizado nos domínios da Física e Astronomia, Biologia, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ciências Ambientais, Economia ou da Psicologia.

No total, a lista integra 223.152 cientistas de todo o mundo, 889 dos quais desenvolvem ou desenvolveram o seu trabalho em instituições científicas portuguesas. Destes, mais de 20% estão ligados à U.Porto e respetivos centros de investigação.

Dos 889 cientistas de instituições portuguesas destacados no estudo, mais de um quinto estão ligados à U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

… e 127 com maior impacto na carreira

Para além dos investigadores mais citados ao longo do último ano, a World’s Top 2% Scientists list inclui também a lista de cientistas com maior impacto (correspondente ao maior número de citações) ao longo da carreira.

Neste caso, são 127 os investigadores da U.Porto que se destacam – mais 13 do que em 2023 – numa lista que reúne 633 cientistas de instituições nacionais, de um total de 217.097 investigadores classificados.

A nível mundial, a lista de cientistas mais citados ao longo da carreira é encabeçada, uma vez mais, pelo químico suíço Michael Grätzel, Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

Sobre a World’s Top 2% Scientists list

Coordenada por John Ioannidis, da Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a editora Elsevier B.V. e a SciTech Strategies, a World’s Top 2% Scientists list fornece informações padronizadas sobre citações, h-index e hm-index ajustado de coautoria, entre outros indicadores.

A primeira versão da lista foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, de forma a combater os abusos de autocitação. Desde então, a publicação é atualizada a cada ano.

O estudo original pode ser consultado no portal da Public Library of Science Biology (PLOS Biology).

Investigadores da U.Porto na lista de cientistas com mais impacto em 2023 (por ordem alfabética):

Investigadores da U.Porto na lista de cientistas com mais impacto ao longo da carreira (por ordem alfabética):