A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai atribuir duas bolsas de inclusão para mulheres empreendedoras e afrodescendentes acederem gratuitamente à próxima edição da Escola de Startups. Estas bolsas de entrada no programa de aceleração da UPTEC pretendem atuar uma ação de correção de desigualdades no acesso ao ecossistema de empreendedorismo e inovação.
Para acederem a estas bolsas de inclusão, e ficarem isentas de pagar a taxa de participação de 425 euros (+IVA), as pessoas ou equipas terão de se candidatar através do formulário de inscrição na Escola de Startups.
Esta edição da Escola de Startups vai selecionar até 30 projetos empresariais para receberem apoio no desenvolvimento do negócio. O programa de aceleração de três meses vai apoiar ideias de negócio de áreas como web3, saúde, artes&design, turismo, ambiente, energia, espaço, fintech, inteligência artificial, entre outras temáticas.
Os projetos selecionados a participar na Escola de Startups vão ter a oportunidade de trabalhar nos espaços da UPTEC, participar nos mais de 100 eventos que a UPTEC organiza por ano, e aceder a uma vasta rede de investidores, parceiros da indústria e empreendedores. Após a conclusão do programa, a taxa de participação (425€+IVA) pode ser convertida em quatro meses de coworking gratuito, de fevereiro a maio.
De entre os benefícios da Escola de Startups consta, também, a mentoria individual conduzida por mais de 40 pessoas mentoras, que apoiarão os participantes em todas as fases do processo de desenvolvimento do negócio, orientando-os no desenvolvimento e definição da estratégia empresarial.
Durante o programa, os participantes vão ter acesso a 11 workshops práticos conduzidos por especialistas, ao longo de quase 100 horas de formação. Análise de mercado, diferenciação, marketing, estratégia de preço, propriedade intelectual, preparação para investimento e treino de pitch estão entre os temas das sessões de formação da Escola de Startups.
Escola de Startups: a acelerar ideias desde 2013
Ao longo das 11 edições já realizadas, o programa de aceleração da UPTEC apoiou quase 500 pessoas empreendedores e mais de 200 projetos empresariais, dos quais resultaram 70 empresas.
As startups que passaram pela Escola de Startups – como a Smartex, Addvolt, Wisecrop, B-Parts, Summary, FAHR 021.3, entre outras – angariaram mais de 65 milhões de euros em investimento.
As candidaturas à próxima edição podem ser feitas até 24 de setembro, no website da Escola de Startups.