A Universidade do Porto participou, entre os dias 17 e 20 de setembro, na 34.ª edição da Conferência e Exposição Anual da European Association for International Education (EAIE), considerado o maior encontro europeu de promoção da internacionalização das instituições de ensino superior europeias.
Realizada na Parque de Exposições e Centro de Convenções e Congressos de Toulouse (França), a EAIE 2024 contou com mais de 7.000 visitantes, atraídos por um programa em que não faltaram workshops, conferências, encontros e uma feira com a participação de 200 expositores de mais de 90 países.
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, a U.Porto marcou presença no pavilhão “Study and Research in Portugal”, juntamente com outras 23 IES’s portuguesas unidas pelo propósito de promover a internacionalização do ensino superior nacional.
Para a Universidade, tratou-se de uma oportunidade única para aprofundar as colaborações já existentes e de estabelecer novas parcerias com instituições de todo mundo, bem como de dar a conhecer a oferta formativa e a investigação desenvolvidas na instituição.
Partilha de boas práticas
A participação da U.Porto na EAIE 2024 ficou também marcada pela apresentação de um poster resultante da participação da instituição no projeto SET, focado nas competências informais que são desenvolvidas pelos estudantes que viajam de forma sustentável.
Desenvolvido em parceria com a European University Foundation (EUF), este trabalho acabaria por conquistar o prémio de “Best Poster” da EAIE 2024, na sequência de uma votação realizada junto dos participantes do evento.
A Universidade teve ainda a oportunidade de integrar, juntamente com representantes da Comissão Europeia e da EUF, uma mesa redonda centrada nos desafios que os estudantes do enfrentam para participar numa mobilidade internacional (Erasmus+).
Nesta sessão, intitulada “On our way to widening access to student mobility – Inclusion initiatives in Erasmus+ and the way forward” -, foi partilhado o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito do Erasmus for All, um projeto coordenado pela U.Porto e que visa propor uma fórmula alternativa para o cálculo da bolsa Erasmus a nível europeu.
A conferência final deste projeto terá lugar em outubro, em Bruxelas, altura em que serão lançadas recomendações com o objetivo de contribuir para o desenho do novo programa Erasmus+, a partir de 2028.
Sobre a EAIE
Fundada em 1989 e com sede em Amesterdão (Países Baixos), a European Association for International Education (EAIE) assume-se como o centro europeu de conhecimento, ‘networking’ e recursos na internacionalização do ensino superior.
Em 2016, a Universidade do Porto foi distinguida com o mais importante galardão da associação – o Institutional Award for Innovation in Internationalisation -, vendo assim reconhecida a estratégia de promoção da internacionalização que tem levado a cabo nos últimos anos, em particular no que diz respeito à participação e coordenação de consórcios e projetos europeus de mobilidade internacional de estudantes, docentes e colaboradores.
A próxima edição da Conferência e Exposição Anual da EAIE vai realizar-se em 2025, na cidade de Gotemburgo, na Suécia.