O Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto foi pequeno para os mais de 300 estudantes e convidados que participaram na sessão solene de receção aos novos estudantes.

A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, e antiga estudante do ICBAS, Ana Povo, que recordou a sua passagem “por esta casa. “Em setembro de 1996, estava eu nesse lugar, imagino-vos ansiosos, cheios de expetativas, e sentindo o peso da incerteza. As dúvidas são normais e o mundo universitário pode parecer, à primeira vista, assustador (…) mas é na diversidade que reside a verdadeira riqueza das experiências, e é nesta mesma diversidade que reside a grandeza desta escola, onde estão reunidas várias áreas do saber e do pensamento – concretizando a abordagem One Health, conceito tão importante na promoção e prevenção da saúde humana”, referiu.

Um discurso onde a governante reforçou igualmente a responsabilidade de ser estudante universitário: “a partir de hoje vocês são agentes de mudança, com responsabilidades perante a sociedade. Enquanto força motriz do futuro, o conhecimento que adquirem aqui, não serve só para o vosso benefício pessoal, mas deve contribuir também para o desenvolvimento sociedade”.

A ideia de coletivo, fundamental para a construção de futuro, foi também destacada pelo diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, numa intervenção em que realçou a importância do trabalho em equipa para a promoção do bem comum: “acreditamos que o coletivo só é possível quando cada um tem à sua disposição tudo o que necessita (…) o coletivo só é possível quando olhamos para as individualidades de cada um, quando cada um pode explorar todas as suas versões e escolher exatamente qual o seu caminho”.

Numa sessão onde não faltaram antigos estudantes, o Reitor a Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, antigo estudante e diretor do ICBAS, frisou a grandeza da instituição e o “facto de aqui se ter engendrado uma cultura de excelência internacionalmente reconhecida e que não cessa de contribuir para o prestígio da nossa academia, da cidade do Porto e do país”, reafirmando “a cultura de rigor e responsabilidade e de permanente superação, a qual depende do esforço de estudantes, docentes e funcionários não docentes”.

Já o presidente da Associação de Estudantes (AEICBAS), Pedro Moreira, enfatizou uma Associação de Estudantes aberta a todos, renovada, com novos espaços de convívio, e com um programa ambicioso que visa promover o bem-estar dos estudantes e a sua integração.

Medicina de braço dado com o empreendedorismo

Como vem sendo hábito, a ligação do ICBAS com os seus alumni tem vindo a assumir um papel central na estratégia da instituição. Este ano, o convidado da sessão solene de receção aos novos estudantes foi o médico Filipe Freitas Pinto, atual diretor médico da tecnológica knokcare, que desenvolve soluções para aliviar a pressão sobre os hospitais portugueses. Na sua apresentação, o antigo psiquiatra destacou a importância da humildade, do equilíbrio, do trabalho em equipa, do digital, e da paciência face ao progresso, como os segredos para um percurso académico e profissional bem-sucedido.

Da sessão solene fez ainda parte a entrega de prémios académicos referentes ao ano letivo 2022/23, pela presidente do Conselho Pedagógico, Salomé Gomes.

Para Isabel Lourinho, coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni (GAEEA), e organizadora da sessão, em estreita colaboração com a AEICBAS e Gabinete de Comunicação e Imagem, este ano que agora arranca procura estender as atividades de integração a toda a comunidade, “com ações de promoção do bem-estar psicológico, que estão a ser desenhadas, e que não se circunscrevem apenas à comunidade estudantil, alargando-se a técnicos e docentes”.

Da receção aos novos estudantes fizeram também parte várias atividades que procuraram mostrar aos recém colocados no Ensino Superior as estruturas de apoio da instituição, como o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, as atividades assistidas por animais, o programa Mentoria, as consultas de psicologia e psiquiatria, e outras atividades de promoção de saúde mental e de bem-estar, organizadas pelo GAEEA. O programa incluiu ainda um peddy paper pelo ICBAS e um Sunset no pátio da AE.