A Universidade do Porto consolidou, no último ano, o estatuto de maior potência do desporto universitário em Portugal, cotando-se como a universidade portuguesa com melhor desempenho desportivo, tanto a nível nacional como internacional.
A nível interno, a época 2023/2024 ficou marcada pela participação de mais de 300 estudantes atletas – em representação da U.Porto* – nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), organizados pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).
Desta participação resultou a conquista de 131 medalhas (52 de ouro, 36 de prata e 43 de bronze) e 15 títulos por equipas e coletivos (Andebol de Praia masculino, Atletismo Ar Livre, Atletismo Pista Coberta, Basquetebol 3×3 feminino, Judo, Karaté, Karting, Padel feminino, masculino e misto, Ténis de Mesa feminino e masculino, Voleibol de Praia feminino e masculino, Xadrez), bem como o primeiro lugar destacado no Ranking Nacional da FADU.
Já a nível internacional, a última temporada ficou marcada por mais um “brilharete” da Universidade nos Jogos Europeus Universitários 2024, a mais importante competição do desporto universitário do Velho Continente.
Com um total de cinco medalhas – duas de ouro, uma de prata e duas de bronze – conquistadas, a U.Porto foi a universidade portuguesa mais medalhada nos EUG2024, posicionando-se ainda no 13.º lugar entre as mais de 200 instituições que participaram na competição.
Mas a história do ano desportivo da Universidade não se conta apenas pela vertente competitiva. Que o digam as mais de 10 800 pessoas que praticaram desporto nas instalações desportivas da U.Porto, no âmbito do programa UPFit, reserva de campos e de outras iniciativas do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).
Uma noite para celebrar a excelência no desporto
Estes e outros sucessos desportivos vão ser celebrados no próximo dia 20 de setembro, Dia Internacional do Desporto Universitário, durante a tradicional Gala do Desporto da Universidade do Porto.
O renovado Estádio Universitário do Porto será o palco da 14.ª edição do evento que homenageia, anualmente, os estudantes-atletas, treinadores e equipas da U.Porto que mais se destacaram no desporto universitário na época passada, em diferentes categorias: Atleta feminino do Ano, Atleta masculino do Ano, Revelação do Ano, Reconhecimento Desportivo, Técnico do Ano, Modalidade Individual do Ano, Modalidade Coletiva do Ano, Instrutor do Ano, Carreira Desportiva, Mérito Excelência.
Com a exceção dos prémios Carreira Desportiva e Mérito Excelência, as restantes categorias contam com cinco nomeações. O público pode participar na escolha do vencedor, através de votação nas páginas de Instagram e Facebook do CDUP-UP.
Homenagem a Filipa Martins
A noite de gala ficará ainda marcada pela entrega do prémio Carreira Desportiva a Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP) que anunciou recentemente o fim da sua carreira de ginasta, depois de se ter tornado a primeira portuguesa a marcar presença numa final do All Around dos Jogos Olímpicos, em Paris 2024.
Enquanto estudante, Filipa Martins representou a U.Porto em dois Campeonatos Nacionais Universitários (2018 e 2023), tendo acumulado um total de seis medalhas de ouro e uma de prata. A estas soma-se a medalha de bronze conquistada nas Universíadas de Verão 2015, disputadas em Gwangju, na Coreia do Sul.