A Fundação Calouste Gulbenkian selecionou 27 estudantes da Universidade do Porto para integrarem o programa de Embaixadores Bolseiros Gulbenkian, que tem como objetivo reforçar a comunicação e proximidade entre a Fundação e os estudantes do Ensino Superior, através dos atuais bolseiros Gulbenkian.
Segundo a Fundação, a escolha dos Embaixadores teve em conta critérios como a “proatividade, automotivação, potencial de liderança e preocupação em ajudar o próximo”, demonstradas pelos candidatos.
Entre as responsabilidades atribuídas aos Embaixadores inclui-se a divulgação dos programas de bolsas da Gulbenkian junto dos estudantes das suas faculdades (nomeadamente em mostras, receção aos novos estudantes, etc.).
Cabe-lhes ainda “apoiar os novos bolseiros Gulbenkian no processo de integração” e “colaborar de forma próxima com a equipa do Serviço de Bolsas Gulbenkian para debater novas iniciativas e a estratégia do Serviço de Bolsas, representando a voz dos atuais bolseiros e da comunidade estudantil em geral”.
Entre os novos Embaixadores estão representadas nove das 14 faculdades da U.Porto. A Faculdade de Ciências (FCUP) é uma das mais representadas, com cinco: Ana Catarina Gomes, Ana Catarina Rogeiro, Beatriz Moura, João Teixeira Pinto e Victoria Gouveia.
A Faculdade de Economia (FEP) está também representada por cinco estudantes: Afonso Castilho, Carolina Almeida, Gonçalo Sousa, Hugo Monteiro e Maciel Sacramento. Os mesmos da Faculdade de Direito (FDUP): Cláudia Boia, Maria João Costa, Mariana Resende, Simão Fernandes e Vitória Ferreira.
Da lista fazem também parte quatro estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP). São eles: Bárbara Romano, Francisca Andrade, Mariana Cunha e Valdir Coimbra.
Os restantes estudantes nomeados são: Diogo Amaro (FEUP), Gabriela Ferreira (ICBAS), Hugo Pinto (FAUP), Leonor Funico (FEUP), Mariana Maia Rocha (FBAUP), Pedro Amaral (FLUP), Tatiana Mota (FAUP) e Tatiana Rocha (FLUP).
Gulbenkian procura Novos Talentos nas Universidades
A nomeação dos novos Embaixadores ocorre numa altura em que decorrem as candidaturas à mais recente edição do programa Gulbenkian Novos Talentos, que tem como objetivo detetar e apoiar estudantes excecionais e estimular a iniciação à investigação nas áreas de ciência básica: biologia, física, matemática e química, bem como em qualquer área das humanidades, das artes e das ciências sociais.
As candidaturas a este programa estão abertas até 30 de setembro (15h00) e são abertas a estudantes de licenciatura (2.º ou 3.º ano) ou mestrado (1.º ano), cuja média de ensino superior seja de, pelo menos, 16,5 valores.
O valor de bolsa pode chegar aos 3.500 euros. Para além da bolsa, os bolseiros têm a oportunidade de participar em retiros científicos e são acompanhados por uma comissão científica e por tutores dedicados, “desenvolvendo a excelência através do contacto com a excelência”.
Entre os 98 bolseiros selecionados na última edição do programa destacam-se 23 estudantes da U.Porto, ligados às áreas de Biologia, Física, Matemática, Química, Humanidades e Ciências Sociais.