No próximo dia 22 de setembro, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) abre novamente as portas para celebrar mais uma edição do seu Dia Aberto. Para tal, preparou um programa recheado de atividades gratuitas para toda a família, a decorrer no segundo piso do terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em simultâneo com o “Dia do Porto de Leixões”.
Trata-se de uma oportunidade para mergulhar no mundo das ciências marinhas e ambientais, onde os investigadores do CIIMAR-UP sairão dos seus laboratórios para partilhar a sua paixão pela ciência ao acesso de todos.
As experiências disponíveis irão desde demonstrações científicas a jogos de conhecimento com o objetivo de unir investigadores e cidadãos numa exploração conjunta do mundo aquático que nos rodeia.
O que há para fazer?
Entre as 10h00 e as 19h00, os participantes terão a oportunidade de realizar experiências científicas, observar organismos ao microscópio, incluindo um conjunto de cianobactérias das mais variadas formas, explorar aquários de biodiversidade costeira e das zonas intertidais, e acompanhar a simulação dos ciclos de maré de 10 em 10 minutos.
Será possível ver em primeira mão bactérias em condições de pressão equivalentes ao mar profundo, explorar os ambientes polares, ouvir os sons do mar e dominar tudo o que há saber sobre a aquacultura com a ajuda de modelos de peixes, análise das escamas e de um modelo integrado de aquacultura multitrófica.
Os participantes são ainda convidados a fazer um voo drone seguido de um mergulho nas nossas zonas costeiras e, logo ao lado, conhecer os nossos heróis da bioremediação: os “FitoSamurais” e os “MicroNinjas”, assim como uma autêntica fito-ETAR em miniatura.
Em simultâneo, os investigadores do CIIMAR vão ainda mostrar como podemos prever o futuro do Oceano e das zonas costeiras com recurso a modelos numéricos, à matemática, física e à oceanografia. E por falar nas nossas zonas costeiras, o CIIMAR convida também a explorar as florestas marinhas que existem ao largo no norte do país!
Não podemos deixar de revelar um pouco sobre os ensaios comportamentais com polvos, os jogos sobre a megafauna marinha e os estranhos organismos que existem no mar profundo, trazidos à superfície para nos cumprimentar.
Para acompanhar a exposição principal haverá também a exposição do concurso fotográfico do CIIMAR que revela os talentos artísticos dos nossos investigadores, e um momento “Ocean Trivia” para testar os conhecimentos do público sobre o ambiente marinho, premiando os verdadeiros exploradores e guardiões do oceano.
A participação nas atividades é gratuita. Para quem completar o passaporte da iniciatva, há também um prémio para os mais viajados.
Para mais informações, consultar a página do evento ou seguir a tag #CIIMAROpenDay no Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram.