A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foi recentemente destacada no prestigiado Ranking Masters in Management 2024 do Financial Times (FT), com o Mestrado em Gestão (MiM) a alcançar a 70.ª posição entre as instituições selecionadas.

“A subida do MiM para a 70.ª posição no ranking é um reflexo positivo das nossas estratégias de ensino e internacionalização. Este reconhecimento reforça o nosso compromisso com a excelência e a preparação dos estudantes para um mercado global e incentiva-nos a melhorar,” sublinha Luísa Pinto, Diretora do MiM.

Este ranking do Financial Times avalia os principais mestrados em Gestão de todo o mundo, baseando-se em 19 indicadores agrupados em categorias como: progresso na carreira dos alumni, diversidade da escola, experiência internacional, investigação e pegada carbónica.

O Mestrado da FEP destaca-se como o melhor curso em Portugal no que toca ao retorno do investimento académico, significando que os diplomados recuperam rapidamente o valor investido, considerando os salários atuais, a duração do curso e as propinas.

Em termos de progressão de carreira, o MiM lidera em Portugal e ocupa a 8.ª posição a nível mundial, evidenciando-se pela capacidade dos seus estudantes de alcançarem posições de maior responsabilidade e integrarem organizações de grande dimensão após a conclusão do curso.

Adicionalmente, o MiM e a própria Faculdade continuam a demonstrar um forte compromisso com a igualdade de género. Este compromisso é evidenciado pela significativa representação feminina, tanto no corpo docente como entre os estudantes.

A FEP ocupa aprimeira posição em Portugal e as 9.ª-11.ª posições mundialmente no que diz respeito à presença feminina entre os estudantes, e a segunda posição em Portugal e as 15.ª-17.ª posições a nível mundial quanto à proporção de mulheres no corpo docente.

Relativamente à progressão salarial, o Mestrado ocupa a 2.ª posição em Portugal e a 12.ª no mundo, registando um aumento médio de 66% nos salários dos diplomados após a conclusão do curso.

“Esta distinção sublinha a excelência académica da nossa instituição e reforça a FEP como uma das principais escolas de gestão a nível global. Este reconhecimento reflete a qualidade do nosso ensino, a relevância internacional do curso e o forte impacto na progressão de carreira dos nossos diplomados, espelhando o nosso compromisso contínuo com a inovação, a diversidade e a formação de líderes para um mercado global cada vez mais competitivo,” destaca Óscar Afonso, Diretor da FEP.

Na edição de 2024 do ranking “Masters in Management”, foram selecionadas 100 escolas de todo o mundo, entre as quais se incluem quatro portuguesas.

Para integrar este ranking, as instituições devem atender a critérios rigorosos de excelência, como a acreditação da Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), uma distinção atribuída a apenas 6% das escolas de negócios em todo o mundo. A FEP recebeu esta acreditação em 2021, entrando, nessa altura, pela primeira vez no ranking do Financial Times.

O ranking completo de 2024 pode ser consultado aqui.