Meia centena de futuros médicos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) viajou até Vila Nova de Foz Côa para promover bons hábitos de saúde e de qualidade de vida junto da comunidade local, no âmbito de mais uma edição do programa «Medicina Vai».

Ao longo de uma semana, os estudantes de Medicina desenvolveram diversas atividades como rastreios de diabetes e hipertensão, sessões de envelhecimento ativo, visitas ao domicílio para a prestação de cuidados de saúde primários e breves formações em vários temas de saúde para combater a desinformação.

“O «Medicina Vai» trata de promover ligações com indivíduos de regiões mais isoladas, particularmente os idosos que anseiam por companhia”, começa por explicar um dos elementos da organização.

É assim que, todos os anos, um grupo de estudantes da FMUP termina as suas férias de verão mais cedo e vai para o terreno para oferecer “não apenas assistência médica, mas conversas empáticas que tocam vidas”.

Mas não foram só os idosos que tiveram a oportunidade de saber mais sobre a sua saúde. O “Hospital dos Pequeninos” também mostrou aos habitantes de palmo e meio desta região do distrito da Guarda que o ambiente hospitalar pode ser acolhedor, focado na solidariedade e no apoio mútuo, e que não há motivo para ter medo quando chega a altura de visitar o médico.

Fazer a diferença

Dinamizada pela Associação de Estudantes (AEFMUP), esta atividade pretende “levar diversas ações de caráter médico a populações que vivem afastadas dos grandes centros urbanos, onde o acesso a cuidados de saúde e a ações de prevenção médica é, geralmente, mais limitado”, sensibilizando os estudantes para o papel crucial que poderão vir a desempenhar enquanto futuros médicos.

Na opinião de Emília Pinho, presidente da AEFMUP, o “«Medicina Vai» aproxima-nos de nós próprios, das pessoas e do que realmente é a Medicina, uma vez que emergimos num mundo diferente e crescemos com isso”.

Em edições anteriores, o «Medicina Vai» já passou por locais como Albergaria-a-Velha, Alter do Chão, Baião, Sesimbra, ÓbidosArmamarVinhais, Sertã e Caldas da Rainha.