Celebra-se esta quarta-feira, dia 4 de setembro, o Dia Nacional do Psicólogo, uma efeméride criada em 2018 com o propósito de dar a conhecer o objeto de estudo da Psicologia e prestigiar o papel dos seus profissionais na sociedade.

Enquanto entidade formadora de profissionais da área da Psicologia, há 44 anos, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) sublinha, através da sua oferta pedagógica e dos inúmeros projetos de investigação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), a grande relevância do papel dos Psicólogos junto de diversos grupos sociais e etários.

Retrato da diversidade e da abrangência do trabalho destes profissionais, os projetos de investigação desenvolvidos pelo CPUP estruturam-se em cinco grandes domínios: Cultura, Normatividade e Diversidade; Desenvolvimento e Educação; Sexualidade e Género; Mente, Corpo e Cérebro; e Dinâmicas Relacionais, Processos de Mudança e Bem-estar.

Fora do âmbito da investigação, os profissionais da Psicologia intervêm em escolas, em centros de saúde, em centros comunitários, em empresas, em comunidades terapêuticas, em ONG’s, em Departamentos de Recursos Humanos, no SNS, no setor privado ou no terceiro setor, e em diversos outros contextos, contribuindo diariamente para o bem-estar das populações e para uma maior coesão social.

Para além da Formação e da Investigação, a FPCEUP dispõe de um Serviço de Consultas de Psicologia aberta à comunidade, contribuindo assim para a promoção da saúde de todas as pessoas e para a minimização do estigma relativamente à saúde mental.

Hoje (e sempre), a FPCEUP saúda o trabalho e o espírito de compromisso de todos/as os/as psicólogos/as.