A Axelera AI, pioneira em soluções de aceleração de hardware para inteligência artificial, angariou um financiamento de 68 milhões de dólares – cerca de 61 milhões de euros – numa ronda Série B, elevando o total angariado para 120 milhões.
Este investimento vai impulsionar o crescimento da empresa no mercado global e fortalecer o seu centro de desenvolvimento em Portugal, atualmente localizado na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
A empresa tem-se destacado pelo desenvolvimento da Metis™ AI Processing Unit (AIPU), a unidade de processamento de IA mais poderosa para dispositivos de edge, usada em soluções de visão computacional e IA generativa.
O sucesso da Axelera AI atraiu investimentos de fundos internacionais, como o Samsung Catalyst Fund, Verve Ventures, e o Fundo Europeu de Inovação, consolidando a empresa como líder no mercado europeu de semicondutores fabless.
Mrudula Gore, Diretora de Silicon Logical Design da Axelera AI, sublinhou o impacto que este financiamento terá em Portugal: “O financiamento da Série B vai reforçar significativamente os nossos esforços de recrutamento em Portugal, um país onde já encontrámos grandes talentos. Como empresa verdadeiramente pan-europeia, presente em 18 países, estamos comprometidos em encontrar e desenvolver as melhores pessoas onde quer que estejam.”
O capital angariado vai permitir, assim, que a empresa possa “expandir a equipa, atraindo profissionais de topo com o espírito de inovação necessário. Estamos entusiasmados por continuar o nosso crescimento em Portugal, promovendo a inovação e avançando a nossa missão com o talento excecional que este país tem para oferecer.“, acrescenta Mrudula Gore.
A empresa, com operações em 18 países, está agora focada em expandir as suas ofertas para novos setores, como a saúde digital, robótica e automóveis. Com um pipeline de negócios de 100 milhões de dólares, a Axelera AI prepara-se para ser um parceiro de referência na democratização do acesso à IA, desde o edge até à cloud.
O centro em Portugal conta, atualmente, com seis pessoas e será, no futuro, uma peça-chave no desenvolvimento das futuras soluções de aceleração de IA da Axelera.