André Baptista, alumnus e professor convidado do Mestrado em Segurança Informática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e cofundador da startup portuguesa de cibersegurança Ethiack, voltou a conquistar o título de Hacker Mais Valioso. O jovem empreendedor e hacker ético integra agora o grupo restrito de cinco hackers no mundo que conquistaram este título duas vezes. A primeira foi em 2018 e, na altura, valeu-lhe o título de “Cristiano Ronaldo da cibersegurança”.
Na H1-202, a maior competição de hackers do mundo, que decorreu no início de agosto em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, os participantes enfrentaram o desafio de descobrir vulnerabilidades no TikTok e na EPIC Games. André Baptista (0xacb), que fez equipa com o americano Ben (nahamsec) e com o inglês Alex (ajxchapman), foram os únicos a encontrar vulnerabilidades com impacto nas duas empresas.
Os problemas, classificados como de elevada criticidade, acabaram por ser resolvidos e corrigidos com o apoio do alumnus da FCUP e dos seus colegas de equipa para, assim, assegurarem a integridade da correção.
O prémio de Hacker Mais Valioso é atribuído segundo vários fatores: número de vulnerabilidades encontradas, a severidade das falhas encontradas, o espírito de entreajuda e a originalidade do processo de pesquisa das vulnerabilidades.
“Este segundo título volta a pôr Portugal no mapa mundo da cibersegurança pela qualidade do talento que sai das universidades e pela criatividade que é tão característica dos portugueses”, comenta, orgulhoso, André Baptista.
A competição H1-202 foi organizada pela HackerOne, plataforma conhecida por recrutar hackers para resolver problemas de segurança, com o objetivo de tornar a internet mais segura. Neste evento, apenas participam hackers éticos convidados pela organização.
Sobre André Baptista
André Baptista é um hacker ético. Nasceu em Coimbra, em 1994, onde cresceu e se licenciou. Em 2015, entrou no Mestrado em Segurança Informática da FCUP e, atualmente, é Professor Convidado do mesmo curso.
É cofundador e CTO da empresa Ethiack, uma empresa de segurança informática que está a construir um produto revolucionário na área.
É ainda também um dos treinadores da seleção nacional do Cyber Security Challenge, competição organizada pela ENISA – uma espécie de Europeu do Futebol, mas para hackers.