A Universidade do Porto é a instituição mais representada – com um total de 19 atuais e antigos estudantes – entre os 50 vencedores dos prémios de mérito atribuídos, este ano, pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN).

O Prémio de Mestrado OERN, no valor de 1.000 euros, visa apoiar e distinguir estudantes do 2.º ano dos cursos de Mestrado de Engenharia lecionados nas instituições de Ensino Superior público da Região Norte.

O Mestrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia (FEUP) é o curso mais representado, com cinco premiados: os estudantes André Santos e Telmo Botelho, e os alumni João Mesquita, Rui Alves e Sérgio Gama.

A lista de premiados inclui ainda quatro representantes do Mestrado em Bioengenharia, lecionado pela FEUP e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). São eles a estudante Margarida Sousa e os alumni Joana Oliveira, Mauro Henriques e Rita Miranda.

A fechar o «top 3», também com quatro distinguidos, está o Mestrado em Engenharia Civil da FEUP, através do estudante José Maria Menezes e dos alumni Cláudia Gonçalves, Matias Santos e Nathany Müller,.

Os restantes premiados são: Beatriz Coutinho , alumna do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP; Bruno Fernandes, estudante do Mestrado em Engenharia Física da Faculdade de Ciências (FCUP) e da FEUP; Francisca Baptista, estudante do Mestrado em Engenharia de Materiais da FEUP; Gonçalo Santos, estudante do Mestrado em Mecânica Computacional da FEUP; Joana Machado, estudante do Mestrado em Engenharia Geoespacial da FCUP; e Sofia Coelho, alumna do Mestrado em Engenharia Química da FEUP.

Sobre os Prémios de Mestrado OERN

Uma iniciativa da OERN, em conjunto com entidades parceiras (A400, ACA, Casais, Mota-Engil, NCREP, Painhas, Sopsec, Top Informática, Vialsil), os Prémios de Mestrado OERN são atribuídos, anualmente, aos melhores estudantes do 2.º ano dos mestrados ligados às engenharias, lecionados nas instituições de Ensino Superior público da região Norte.

De todas as instituições premiadas em 2024, a U.Porto é a que tem mais estudantes entre os vencedores, com um total de 19 contemplados.

A cerimónia de entrega do galardão acontecerá a 26 de setembro, na sede da OERN, no Porto.