O estudante Gabriel Oliveira, do Programa Doutoral em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde (BiotechHealth) com sede administrativa no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, recebeu recentemente duas bolsas para apresentar uma comunicação oral sobre desenvolvimento de terapias alternativas contra infeções bacterianas no 11th Internacional Meeting on Antimicrobial Peptides. Considerado um dos congressos internacionais de referência na área dos péptidos antimicrobianos, este evento terá lugar no início de setembro, na prestigiada King’s College London (Reino Unido)
O projeto de doutoramento de Gabriel Oliveira, cuja investigação está a ser desenvolvida no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foca-se no uso de modelos de inteligência artificial para descobrir pequenas proteínas, conhecidas como péptidos, com o objetivo de tratar infeções causadas por micobactérias não tuberculosas resistentes a antibióticos.
A sua comunicação no 11th Internacional Meeting on Antimicrobial Peptides decorrerá, por isso, numa sessão dedicada ao uso de inteligência artificial – «AI / non-AI supported database mining» -, o que, acredita o estudante, lhe permitirá “receber valiosas críticas construtivas que, sem dúvida, serão fundamentais para concluir este projeto da melhor forma”.
Os modelos de inteligência artificial que o investigador está a usar “conseguem prever a atividade dos péptidos contra essas microbactérias, através da análise dos componentes mais básicos da sua estrutura – os aminoácidos”.
O mais interessante, acrescenta, “é que estes modelos foram desenvolvidos com base num péptido já moderadamente eficaz, visando maximizar o seu potencial. O objetivo é encontrar novos péptidos que possam combater estas infeções de forma mais eficaz e menos tóxica para os pacientes”.
O trabalho que Gabriel Oliveira está a desenvolver no grupo «Host Targets of Infection», liderado por Salomé Gomes, que é também docente do ICBAS, “assume particular importância e urgência”, uma vez que se foca em “bactérias naturalmente resistentes aos antibióticos mais comuns, de tal forma que, em alguns casos, nem existem tratamentos estabelecidos”.
Receber duas bolsas – uma do comité organizador do congresso, cobrindo a inscrição, e outra da COST Action CA21164 ADVANCE-TB, que cobre viagens, estadias e despesas – é um motivo de grande orgulho para o estudante de doutoramento: “Encaro isso não só como uma recompensa pelo esforço que tenho vindo a dedicar durante o meu doutoramento, mas também como um reconhecimento da importância do meu trabalho. Tenho a certeza de que será uma experiência extremamente positiva que enriquecerá o meu percurso profissional”, conclui.