O projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão, da autoria do arquiteto Nuno Valentim, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), é um dos vencedores, na categoria “Restauração / Renovação”, da edição 2024 dos prestigiados Internacional Architecture Awards, considerados um dos mais importantes prémios mundiais nas áreas da arquitetura e urbanismo.

Atribuídos desde 2004 pelo The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art, Design and Urban Studies, os International Architecture Awards homenageiam, anualmente, os melhores e mais significativos novos edifícios, projetos de arquitetura paisagística e urbanismo a nível global. A edição deste ano distinguiu um total de 107 projetos, sete dos quais na categoria de “Restauração / Renovação”.

O projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão – originalmente projetado em 1914-1917 pelo arquiteto António Correia da Silva –  constitui um caso paradigmático de intervenção, restauro e conservação do património edificado, introduzindo novas demandas contemporâneas de acessibilidade, conforto e transparência na relação com a estrutura urbana envolvente.

Trata-se de um projeto “que se destaca, a nível nacional e internacional, pela metodologia e abordagem utilizadas. Não só pelo edifício e pelo processo, pelo número de pessoas, equipas e disciplinas envolvidas e pelo investimento realizado, mas sobretudo pela atenção dada aos valores físicos, históricos e humanos, nomeadamente a prioridade dada aos vendedores tradicionais (e novos) e ao apoio contínuo à sua situação social e económica”, lê-se na página dos Internacional Architecture Awards.

Mercado do Bolhão reabriu ao público em setembro de 2022, após quatro anos de uma exigente de restauro e modernização, orçada em mais de 22 milhões de euros. (Foto: DR)

O projeto assinado por Nuno Valentim já venceu diversos prémios, entre os quais o Prémio Nacional Reabilitação Urbana 2023 (com distinção nas áreas de melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto), SIL Imobiliário (Melhor Reabilitação Urbana/Comércio, Serviços e Escritórios) e CONSTRUIR (Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços).

A estas distinções, soma-se ainda o prémio de design Graphis prata, nos Estados Unidos. Foi ainda finalista do European Award – Architectural Heritage Intervention l Urban Land Institute, e considerado um dos “seis projetos mais impressionantes do mundo” nos Prémios Globais de Excelência (Global Awards for Excellence), atribuídos pelo mesmo instituto.