Mariana Magalhães, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a desenvolver investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguida com o Prémio Racquel Legeros, atribuído anualmente pela Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB) a dois estudantes de doutoramento na área dos biomateriais e medicina regenerativa.
O prémio, no valor de 1.500 euros, permitirá à jovem investigadora desenvolver parte do seu projeto de investigação no Regenerative Medicine Center Utrecht, nos Países Baixos.
O projeto de Mariana Magalhães, orientado pela investigadora do i3S Cristina Barrias e coorientado pelos cientistas Hernando A. del Portillo, da Universidade de Barcelona, e Riccardo Levato, da Universidade de Utrecht, centra-se no desenvolvimento de novas matrizes à base de hidrogéis responsivos a células e estratégias avançadas de vascularização com o objetivo de melhorar a engenharia de órgãos e a sua regeneração terapêutica.
No laboratório do investigador Riccardo Levato, onde irá fazer parte do seu trabalho, Mariana Magalhães terá oportunidade de aprofundar os seus «conhecimentos em Volumetric Bioprinting, uma tecnologia inovadora que não está disponível em Portugal».
Para a estudante de doutoramento da U.Porto, conquistar este prémio é “uma honra e um reconhecimento significativo” do trabalho e dedicação na área da engenharia de tecidos e medicina regenerativa.
“Este prémio não só valida os esforços que tenho feito ao longo do meu percurso académico, como também abre novas portas para o futuro da minha investigação”, sublinha Mariana Magalhães. Além disso, acrescenta, “vai facilitar a minha participação em projetos inovadores e alargar as minhas redes de contacto profissionais”.
Sobre o Prémio Racquel LeGeros
O Prémio Racquel LeGeros é concedido anualmente a dois estudantes de doutoramento que pretendam realizar parte da sua investigação em laboratórios académicos internacionais ou em empresas dedicadas aos biomateriais e à medicina regenerativa, com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos num tópico e/ou tecnologia específicos.