A licenciatura – Engenharia Aeroespacial – com a média mais alta do país; seis cursos nos dez melhores e 14 no “top 25”; a nota de média de entrada mais elevada a nível nacional; e a liderança destacada no “índice de força” que mede a percentagem de primeiras escolhas dos candidatos. Resume-se assim o desempenho da Universidade do Porto na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2024/2025, cujos resultados acabam de ser disponibilizados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

Com um total de 4.713 candidatos colocados (para um total 4.781 vagas disponibilizadas) em 58 cursos de licenciatura e mestrado integrado, a U.Porto volta a liderar, de forma destacada, a tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior do país.

O grande destaque vai para a nova licenciatura em Engenharia Aeroespacial, que regista mesmo a nota mais alta entre os 1.119 cursos que se apresentaram à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso: o último dos 30 estudantes agora colocados na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) entrou com média de 194,5 valores.

À semelhança do ano anterior, a Universidade do Porto coloca seis cursos no “top 10” das notas mais altas em todo o país. São eles as licenciaturas em Engenharia Aeroespacial, Inteligência Artificial e Ciência de Dados (187,5 valores) e Engenharia e Gestão Industrial (186,3), e os mestrados integrados em Arquitetura (186) e Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (185,5) e da Faculdade de Medicina (184,8).

Alargando a análise, verifica-se que são da U.Porto 14 dos ciclos de estudos com as 25 notas mais elevadas de candidatura do último colocado: aos cursos já mencionados juntam-se as licenciaturas em Gestão (183,5), Direito (182,2), Bioengenharia (181,8), Línguas e Relações Internacionais (181,4), Desenho (180,5), Saúde Digital e Inovação Biomédica (179), Engenharia Mecânica (178,8) e Design de Comunicação (178,5).

As novas licenciaturas em Engenharia Aeroespacial e Saúde Digital e Inovação Biomédica entram diretamente para o “top” dos cursos com notas de entrada mais altas do país. (Foto: U.Porto)

Uma Universidade acima da média

A U.Porto volta igualmente a registar a mais alta classificação média de acesso de todas as universidades públicas portuguesas: 167,5 valores (mais dois valores do que em 2023). Apenas a Universidade Nova de Lisboa se aproxima deste número, com uma média de notas de entrada de 161,4 valores.

A estes resultados não é alheio o facto de a Universidade do Porto alcançar o primeiro lugar no “índice de força”, o indicador que mede a relação entre as vagas preenchidas e as primeiras escolhas dos estudantes colocados.

No total, 8.069 candidatos selecionaram um dos cursos da U.Porto como a sua primeira opção para frequentar o Ensino Superior a partir do próximo ano letivo, o que corresponde a um rácio de 1,7 candidatos por vaga.

Isto significa que a U.Porto poderia preencher quase o dobro das suas vagas apenas com estes candidatos.

“Esforço conjugado para atingir a excelência”

Para António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto, os resultados agora conhecidos colocam a instituição “na vanguarda do ensino superior em Portugal” e “são resultado do esforço conjugado de toda a sua comunidade académica para atingir a excelência”.

“Destaco, a título de exemplo, as parcerias com as universidades europeias da rede EUGLOH, da qual o Porto é membro fundador – rede esta que só nos últimos anos produziu três prémios Nobel”, enumera o Reitor. “Destaco também a parceria com a Airbus, a qual está na base da capacidade de atração de talento académico que a licenciatura em Engenharia Aeronáutica representa”.

António Sousa Pereira sublinha como fatores relevantes para atrair bons estudantes de todo o país “a interação permanente e estrutural” dos cursos e dos centros de investigação da Universidade do Porto com o tecido industrial nacional e estrangeiro e com instituições da sociedade civil.

“As escolhas dos cursos por parte dos jovens portugueses refletem este esforço por introduzir mais valias, conhecimento e inovação em todas as áreas em que a universidade intervém”, conclui o Reitor.

Quase 99% das vagas preenchidas

Feitas todas as contas, ficaram apenas por preencher 72 vagas das 4.781 vagas disponibilizadas pela U.Porto nesta 1.ª fase do CNAES, o que perfaz uma taxa de preenchimento de 98,7%.

Distribuídas pelas licenciaturas em Química (25), Engenharia Geoespacial (20), Física (18) e Engenharia Agronómica (9), as vagas sobrantes estarão acessíveis na 2.ª fase do CNAES, a decorrer de 26 de agosto a 4 de setembro, através do sistema online disponibilizado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Para retirar dúvidas e apoiar os candidatos em todo o processo, a U.Porto dispõe, à semelhança do que aconteceu na 1.ª fase do Concurso, de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), que estará em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h45.

No total, foram colocados 49.963 estudantes nesta 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2024/2025. Um valor que, de acordo com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, “representa uma taxa de colocação de candidatos de 85,7%, crescendo dois pontos percentuais face ao ano anterior”.

Matrículas e festa de receção

Conhecidos os resultados, os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem realizar o seu processo de matrícula entre as 10h00 do dia 26 de agosto (segunda-feira) e as 16h30 de 29 de agosto (quinta -feira). As matrículas para 2024/2025 decorrem em formato online, através do portal up.pt.pt/matriculas,

As aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto têm início a partir de 16 de setembro (a data pode variar de faculdade para faculdade), juntamente com as atividades de receção promovidas pelas diferentes faculdades.

Na tarde de 18 de setembro, os mais de 8 mil novos estudantes da U.Porto – aos mais de 4.700 “caloiros” agora colocados juntam-se os estudantes de 1.º ano de Mestrado e Doutoramento, e os estudantes que ingressaram na Universidade ao abrigo dos concursos especiais –  vão receber as boas-vindas à Universidade do Porto, na  festa de receção aos novos estudantes, a decorrer este ano nos Jardins da Cordoaria, junto ao edifício da Reitoria da U.Porto.

Nesta tarde, os novos membros da comunidade U.Porto vão celebrar a sua chegada à Universidade numa festa com muita música, animação e presentes de boas-vindas, desenhada para facilitar a sua integração na Universidade e na cidade.

Será também na sessão de receção que os estudantes de primeiro ano da U.Porto – inscritos pela primeira vez este ano letivo –  vão receber o kit de boas-vindas à Universidade composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante o acesso a uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.

O programa de boas-vindas aos novos estudantes da U.Porto pode ser consultado em www.up.pt.pt/welcome. Neste portal está igualmente acessível o Guia do  Novo Estudante da U.Porto, repleto de informações úteis para quem acaba de ingressar na Universidade.