Miguel Dias Lima, recém-licenciado do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi uma das grandes figuras dos Campeonatos Europeus de Salto à Corda 2024 (Rope Skipping), disputados entre os dias 14 e 20 de julho, em Eger, na Hungria.
O alumnus natural de Braga participou em três eventos da competição, conseguindo medalhas de ouro nas categorias Double Dutch Speed Relay (DDSR) e Double Dutch Contest (DDC), ambas com parceiros de equipa, e uma de bronze, esta a nível individual, na prova de Single Rope Triple Unders (SRTU).
A prova de Double Dutch Speed Relay disputa-se ao longo de dois minutos, com cada um dos quatro atletas a saltar durante 30 segundos, intercalando tarefas entre o salto e o giro das duas cordas em direções opostas.
A equipa composta por Miguel Dias Lima, Fernando Ferreira, João Vieira e Paulo Lima conseguiu a marca de 792 saltos nesses dois minutos, mais dois que os segundos classificados.
Já no Double Dutch Contest, que conta com dois atletas a manejar as duas cordas, e apenas um a saltar durante 30 segundos, a equipa do alumnus FEUP conseguiu 222 saltos e a medalha de ouro.
Individualmente, Miguel Dias Lima arrecadou ainda a medalha de bronze na prova de Triple Unders, que consiste em fazer passar a corda por baixo dos pés do atleta três vezes num só salto, tendo-o feito por 169 vezes consecutivas na final.
Miguel Dias Lima é campeão nacional de Triple Unders e campeão nacional de Freestyle, e em conjunto com o grupo Os Molinhas – Clube de Rope Skipping das Taipas – procura o apuramento para os Campeonatos Mundiais que se disputam em 2025, no Japão.
Os Campeonatos Europeus de Salto à Corda disputam-se desde 2004, e esta foi a maior edição de sempre, contando com 640 atletas de 14 países, 140 juízes, treinadores e funcionários.