Estão oficialmente abertas as portas da Feira do Livro do Porto 2024. O evento decorrerá, como habitualmente, nos Jardins do Palácio de Cristal, desta vez de 23 de agosto a 8 de setembro.
Numa edição marcada pela elevada procura por parte de editores, distribuidores, livreiros e alfarrabistas, que posiciona a Feira do Livro do Porto “como uma oportunidade imperdível de promoção e de negócio”, conforme assinalou Rui Moreira na apresentação deste certame literário, a U.Porto Press também fez questão de dizer “presente”. Está no pavilhão 27, em representação das edições da Universidade do Porto.
Um convite à descoberta
Nesta edição, a Editora da U.Porto deixa aos visitantes “Um convite à descoberta”. É este o mote para a sua participação, plasmado nas paredes do seu pavilhão e em outros elementos decorativos do espaço.
Através de mais de uma centena e meia de títulos, de áreas temáticas diversas, a U.Porto Press propõe-se colocar a cultura e o conhecimento ao alcance de todos os visitantes.
Para além da oferta editorial da U.Porto Press, o pavilhão da U.Porto disponibiliza também publicações selecionadas da Faculdade de Arquitetura, da Faculdade de Desporto, da Faculdade de Letras, do Centro de Estudos Africanos da U.Porto, da Fundação Instituto Marques da Silva e do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto.
Entre novidades, clássicos e best-sellers, há também oportunidades a não perder: descontos até 70%, preços de capa desde 1,25€ e dezenas de títulos à venda por menos de 10,00€.
A destacar, ainda, os descontos especiais no Livro do Dia – novidades editoriais, nalguns casos – e os títulos de novas coleções lançadas pela Editora da U.Porto.
Encontro com autores da U.Porto Press
Entre os atrativos da participação da U.Porto Press neste festival literário estão as sessões de autógrafos, bem como a apresentação de um livro, que permitirão aos visitantes um contacto direto com autores de algumas das suas últimas publicações.
A apresentação de Raul Leal: Leitor de Fernando Pessoa, Leitor de Si Mesmo ou A Criação do Futuro, obra que revela textos inéditos de Raul Leal sobre Fernando Pessoa, terá lugar a 30 de agosto, pelas 15h30, no Lago dos Cavalinhos (Jardins do Palácio de Cristal). A sessão será conduzida pelos organizadores da obra e Hugo Calhim Cristóvão, investigador do Instituto de Filosofia da U.Porto, coreógrafo e encenador.
As quatro sessões de autógrafos decorrerão todas em frente ao pavilhão da Universidade do Porto (27) e sempre no mesmo horário: 15h30.
A 28 de agosto, estará em destaque Sob Mares Frágeis, que reúne fotografias subaquáticas recolhidas pelo autor do livro, Pedro Camanho.
As restantes sessões estão reservadas para os últimos dias do certame. Arrancam na sexta-feira, 6 de setembro, com os autógrafos a cargo de Frederico Sodré Borges, autor do Glossário de Geologia Estrutural e Tectónica, obra fundamental no domínio da Geologia.
No sábado, 7 de setembro, marcará presença o autor de Deserdados da Sorte no Espaço Público – revelador das invisibilidades urbanas portuenses, – Mário Mesquita.
No último dia da Feira – 8 de setembro – será a vez de António Alves Ferreira, autor de Protejam as Crianças da Meritocracia: Uma Questão de Sobrevivência da Humanidade, um livro rebelde acerca da mentalidade meritocrática que dominou as sociedades ditas desenvolvidas.
Uma programação lucipotente e a homenagem a Eugénio de Andrade
Ao renovar-se de edição para edição, “A Feira do Livro do Porto tem vindo a consolidar o estatuto que já tem, não só como um dos maiores certames livreiros, mas também como um dos maiores festivais literários do país”, salientou Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, na sessão de apresentação do evento. O autarca destacou, ainda, uma “programação estimulante, atrativa e que toca em várias expressões artísticas”.
Para João Gesta, programador literário e coordenador da Feira, durante os 17 dias do certame será possível “descobrir uma programação lucipotente” e diversificada, com um extenso programa dedicado a Eugénio de Andrade, o poeta homenageado nesta edição, um ano após o centenário do seu nascimento.
A edição deste ano da Feira do Livro do Porto será também “uma oportunidade ímpar para conhecer ou aprofundar a obra de Eugénio de Andrade”, bem como para “descobrir outras facetas do corpo poético de Eugénio, para lá do seu muito celebrado lirismo”, assinalou Rui Moreira, desafiando os visitantes “a descobrir a [sua] faceta mais interventiva”.
A Feira do Livro do Porto 2024 pode ser visitada de segunda a quinta-feira, entre as 12h00 e as 21h00; à sexta-feira, entre as 12h00 e as 22h00; ao sábado, entre as 11h00 e as 22h00 e ao domingo, entre as 11h00 e as 21h00.
A entrada é livre.