Diana Pádua, antiga estudante do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), cuja investigação foi desenvolvida no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) sob orientação da investigadora Raquel Almeida, foi recentemente distinguida com um dos dois prémios «Best PhD Thesis», atribuído pela revista Cancers.
Tendo por base estudos anteriores que indicam que as células estaminais de cancro estão envolvidas na iniciação, progressão, metastização, recorrência e resistência à terapia dos tumores, o que significa que estas células são alvos terapêuticos essenciais, Diana Pádua centrou o seu trabalho de doutoramento no estudo dos mecanismos moleculares que regulam as células estaminais de cancro do estômago para tentar perceber de que modo estão relacionadas com a resistência à terapia e ao prognóstico do paciente.
De uma forma geral, explica a investigadora, “os resultados apresentados nesta tese fornecem novas informações para uma melhor compreensão das características, comportamento e impacto das células estaminais de cancro no desenvolvimento e no tratamento do cancro do estômago. Conseguimos também identificar novos biomarcadores destas células estaminais de cancro do estômago e potenciais agentes terapêuticos como a monensina, que consegue atacar seletivamente estas células e que, por isso, pode representar uma valiosa arma terapêutica contra o cancro do estômago”.
Para Diana Pádua, vencer este prémio foi “muito importante a nível pessoal e profissional. Representa o reconhecimento internacional do trabalho que desenvolvi ao longo do meu doutoramento e dá-me ainda mais confiança para continuar a investigar esta temática tão interessante e intrigante que são as células estaminais do cancro”.
No decurso do seu trabalho de investigação, Diana Pádua publicou vários artigos em revistas científicas, nomeadamente na revista Cancers, Current Oncology, e Frontiers in cell and developmental biology.
Sobre o Cancers Best PhD Thesis Award
O Cancers Best PhD Thesis Award, no valor de cerca de 800 euros, é atribuído anualmente com o objetivo de reconhecer dois jovens académicos que tenham concluído as teses de doutoramento mais notáveis no domínio da oncologia e para incentivar a continuação do seu trabalho de investigação.
Os/As candidatos/as devem ser estudantes de doutoramento ou recém-doutorados/as que tenham produzido uma tese com grande potencial académico.