É o maior evento de Data Science organizado por estudantes em Portugal e já vai na sua segunda edição. O Porto Data Powwow, que este ano se realiza na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), surge com um duplo propósito: unir as áreas de Ciência de Dados na Universidade do Porto, através dos três principais mestrados em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da instituição, e promover a interação entre academia e indústria.

A iniciativa, a ter lugar no dia 27 de setembro no Auditório Ferreira da Silva, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), vai ainda dar a conhecer a qualidade das competências dos estudantes e da investigação realizada na U.Porto e promover a interação entre estudantes, docentes e investigadores das diferentes unidades orgânicas da U.Porto.

O programa, a disponibilizar brevemente, inclui palestras de especialistas e investigadores de renome na área de Ciência de Dados, como Peter Flach, Diretor do UKRI Centre for Doctoral Training in Interactive Artificial Intelligence e Paolo Rosso, professor da Universidade Politécnica de Valência. Contará igualmente com sessões de divulgação de trabalhos de Mestrado, speed-recruitment entre estudantes e empresas parceiras e diversos momentos de convívio e networking.

As inscrições para o evento são gratuitas para estudantes da U.Porto e estarão abertas até ao próprio dia da iniciativa, estendendo-se também a estudantes de outras universidades e a empresas.

Da organização fazem parte Álvaro Figueira, docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, os estudantes Ana Catarina Gomes, Gonçalo Augusto, Renatha Vieira, bem como uma equipa de estudantes dos Mestrados em Engenharia e Ciência de Dados da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Mestrado em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão da Faculdade de Economia (FEP).

“Esperamos que o DataPowwow’24 não apenas reforce a colaboração entre os diferentes mestrados e faculdades, mas também evidencie o potencial e a qualidade dos nossos estudantes, posicionando a Universidade do Porto como um líder no campo da Ciência de Dados e Inteligência Artificial”, destaca a organização.

Mais informações na página do evento.