No dia em que o Mundo se despede dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Portugal perde uma figura incontornável do Desporto e, em particular, do Olimpismo. José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) e Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto desde 2016, faleceu este domingo, em Lisboa, aos 74 anos, vítima de doença prolongada.
Nascido em Santarém a 21 de maio de 1950, José Manuel Constantino licenciou-se em Educação Física na Universidade Técnica de Lisboa e exerceu atividade como professor do ensino básico entre 1973 e 1982. Foi ainda professor convidado em várias universidades portuguesas, incluindo a universidade de Évora (2006), a Universidade Lusófona (1994-2002) e a Universidade do Porto (1991-1995).
Foi, em 1993, membro fundador da revista “Horizonte – Revista de Educação Física e Desporto”, à data um projeto singular em Portugal. É responsável pela autoria de 12 livros, coautor de outros 17 e coordenador editorial de 14 publicações, tendo proferido ao longo da sua carreira 221 conferências, comunicações e discursos sobre desporto, em Portugal e no estrangeiro.
Desde 2013 que exercia as funções de Presidente do Comité Olímpico de Portugal, tendo anteriormente assumido a presidência de outras importantes instituições do desporto nacional, nomeadamente a Confederação do Desporto de Portugal (2000-2002), o Instituto do Desporto de Portugal (2002-2005), o Conselho Nacional Antidopagem (2002-2005), o Conselho Nacional contra a Violência no Desporto (2002-2005) e a Comissão de Coordenação Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto (2003-2004).
Enquanto Presidente do COP, José Manuel Constantino liderou as duas melhores representações de sempre de Portugal, a última das quais nos Jogos Olímpicos em Paris.
“O nosso Presidente há muito lutava contra a doença e foi-nos dando ano após ano, dia após dia, exemplos de grande tenacidade na liderança da organização”, refere o COP, numa nota publicada online.
“Vale a pena o caminho que percorri”
A atribuição do doutoramento Honoris Causa da U.Porto a José Manuel Constantino aconteceu a 26 de setembro de 2016, por proposta da Faculdade de Desporto (FADEUP), a cujo Conselho de Representantes o Presidente do COP pertenceu durante vários anos.
A celebrar então o 40.º aniversário da sua integração na Universidade, a FADEUP reconhecia, assim, o papel de José Manuel Constantino no desenvolvimento do Desporto em Portugal, “particularmente pelo seu extenso conjunto de ensaios sobre o desporto, as suas práticas e os seus contextos, que o transformaram numa referência do pensamento sobre o desporto no nosso país”.
“José Manuel Constantino esteve na primeira linha dos avanços experimentados no nosso país nas políticas do desporto ao serviço dos cidadãos”, lê-se no texto da proposta de atribuição do doutoramento.
À margem da cerimónia realizada na FADEUP, o homenageado mostrava-se reconhecido pela distinção: “Vale a pena o caminho que percorri. Algumas vezes com sucesso e outras vezes com insucesso, mas vale pena porque é a única forma de darmos algum futuro ao nosso presente e acreditarmos que o Desporto pode ter um peso superior na nossa sociedade (…), como algo que é importante na formação das nossas crianças e dos nossos jovens, e é igualmente importante do ponto de vista dos desafios que são colocados para testar os nossos imites”, dizia então.
As cerimónias fúnebres de José Manuel Constantino vão decorrer em hora e local a indicar.