Os velejadores Carolina João e Diogo Costa, este último antigo estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, garantiram, esta quinta-feira, mais um diploma olímpico para Portugal, ao concluírem em 5.º lugar a competição da classe 470 (Vela) mista dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A dupla portuguesa, atual vice-campeã europeia, terminou a medal race na segunda posição. Um resultado que confirmou o quinto lugar na classificação geral, com 53 pontos, menos quatro do que a dupla espanhola e a apenas seis da Suécia, que levou a medalha de bronze. O ouro foi para a Áustria e a prata para o Japão.

O excelente resultado de João Costa e Carolina João poderia ter sido ainda melhor, não fosse uma desclassificação logo na primeira regata, seguida de um 14.º e  16.º lugares no segundo dia de competição. No total das 11 regatas realizadas, a dupla nacional conquistou três segundos lugares e uma terceira posição.

“Era matematicamente possível, mas complicadíssimo. O diploma olímpico e quinto lugar é ótimo, especialmente tendo em conta que a Carolina começou a competir com o barco há três anos. E estamos cá a competir contra pessoas que têm mais tempo do que nós na vela. É ótimo e não há muitas palavras, sinceramente”, assumiu Diogo Costa no final da prova.

Aos 26 anos, Diogo Costa cumpre assim o objetivo a que se propôs para os segundos Jogos Olímpicos da sua carreira. Campeão do Mundo em 2016 e vice-campeão do Mundo em 2021, o velejador portuense fez a sua estreia olímpica em Tóquio’2020, ao lado irmão Pedro Costa, também ele alumnus da FEUP.

Este foi o segundo diploma alcançado pelos estudantes e alumni da U.Porto presentes em Paris’2024, depois de Maria Inês Barros na prova de fosso olímpico (Tiro).

Para além dos dois diplomas olímpicos, há ainda a destacar o resultado histórico de Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), na competição de Ginástica Artística.